4ª maior taxa de desaparecimentos de pessoas do país é registrada no Mato Grosso


 Sexta-feira, 01 de julho de 2022 

Dados de 2021 divulgados esta semana no Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que Mato Grosso possui atualmente a 4ª maior taxa de desaparecimento entre todas as Unidades Federativas do país. Com 53,7 desaparecimentos registrados a cada 100 mil habitantes, o estado fica atrás apenas do Distrito Federal (67,2), Rio Grande do Sul (55,6) e Roraima (54,2).

O levantamento mostra que, em números absolutos, Mato Grosso registrou aumento de 11,3% de desaparecimentos no comparativo entre 2020 e 2021. O número passou de 1.692 para 1.914. O crescimento é bem maior que o observado em nível nacional. Entre 2020, o Brasil possuia o registro de desaparecimento de 62.913, passando para 65.225 no ano seguinte, uma variação de 3,2%.


Uma ausência permanente

O acompanhamento e a interpretação de dados sobre o desaparecimento de pessoas no Brasil ainda é algo desafiador para os especialistas em segurança pública. Isto porque embora o registro de desaparecimento de pessoas seja algo frequente na rotina policial, até hoje não existe um tipo penal previsto em lei para classificação destes casos, que acabam entrando na burocracia policial como “fato atípico”.

O desaparecimento de uma pessoa pode estar associado a diferentes causas, pois pode ser voluntário ou fruto da ação de terceiros, pode ser fruto de problemas na proteção de pessoas em situação vulnerável ou relacionada a um crime, o que torna a compreensão destes números um desafio muito complexo.


 PJC 

Nenhum comentário