Sindicalizada, professora de 101 anos faz questão de votar nas eleições do Sintep-MT


 Quinta-feira, 16 de junho de 2022 

A luta por melhores condições de trabalho e valorização dos trabalhadores da Educação ganhou mais um símbolo para servir de inspiração a todos os profissionais: "a dona Arlinda Alves de Almeida, professora aposentada da rede estadual de ensino de Mato Grosso, em Rosário Oeste-MT." 

Aos 101 anos, dona Arlinda que é sindicalizada do Sintep-MT, fez questão de registrar seu voto nas eleições desta quarta-feira (15), data da escolha dos dirigentes da entidade de classe e suas subsedes para os próximos quatro anos.

Dona Arlinda, que atuou por 30 anos como professora na rede pública de ensino em Mato Grosso, estava ansiosa para o dia da votação. Ela destacou que sempre faz questão de votar. “Eu fico muito feliz de sempre ser lembrada pela categoria. Votar nas eleições sindicais, participar de modo geral, é muito importante. Eu digo para os educadores desta nova geração, para que não desanimem, para que sigam sempre com coragem na luta e conquista dos nossos direitos”, disse.

A filha de dona Arlinda, Eides Maria de Almeida Tsutsui, também é professora aposentada. Ela explica que o exemplo da mãe a inspira a acreditar que a união dos trabalhadores e a luta por um ensino público de qualidade, valem à pena. “A minha mãe tem uma história de vida muito bonita. Profissionalmente, ela sempre acreditou que podemos e devemos reivindicar melhores condições de trabalho. Isso me inspirou e com certeza motivou a também pensar da mesma forma. Para nós, é motivo de muito orgulho”, disse.


Luta Sindical

A luta dos sindicatos é pautada pela defesa dos direitos do (a) trabalhador (a). Muita gente não sabe, mas vários direitos garantidos hoje só foram conquistados devido à atuação do movimento sindical, que é decisiva em negociações junto ao poder público. “Infelizmente, nos últimos tempos, muitos direitos conquistados estão sendo atacados. Por isso, o movimento sindical precisa se fortalecer ainda mais para lutar contra os ataques à classe trabalhadora”, disse Valdeir Pereira, sindicalista e atual dirigente da entidade de Classe.


Eleições Sintep-MT

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) realizou nesta quarta (15/06), entre as 8h às 20 horas, em todo o estado, as eleições gerais do Sintep-MT. No pleito, foram escolhidos os dirigentes da central, diretores regionais, para os 15 polos estaduais, e diretorias das subsedes do sindicato nos municípios, para a gestão do triênio 2022 a 2025.

As eleições do Sintep-MT são a segunda maior eleição de Mato Grosso, ficando atrás apenas das eleições gerais ao governo do estado. Ao todo, ocorreram votações em 75% dos municípios, sendo que os demais, por exigências estatutárias não cumpridas, terão novas datas para realização do pleito. O sindicato dos trabalhadores da educação tem subsedes em 140 municípios, sendo que em Barra do Garças integra também os educadores de Pontal do Araguaia, cobrindo assim 141 municípios do estado.


Nenhum comentário