Agro, a ‘menina dos olhos’ de Bolsonaro, segue frustrando o PIB, segundo a VEJA


  Quinta-feira, 2 de junho de 2020 

Impulsionado pelo setor de serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, conforme divulgado nesta quinta-feira (2) pelo IBGE. 

Enquanto isso, a agropecuária recuou 0,9% no primeiro trimestre do ano, frustrando a expectativa de crescimento de 1%.

A agropecuária é o principal setor exportador do país e uma das principais locomotivas da economia, alcançando mais de 27% de participação no PIB brasileiro.

Em 2020, período crítico da pandemia, o setor saiu ileso aos efeitos da crise sanitária com safras recordes, sendo o principal responsável pelo superávit da balança comercial, mas, desde o segundo trimestre do ano passado a “menina dos olhos” do presidente Jair Bolsonaro (PL) vem decepcionando.

O mercado tinha a esperança de que o setor pudesse salvar o PIB de 2022 com a retomada da importação de carne pela China e dos altos preços das commodities na balança comercial.

Em comparação ao desempenho do mesmo período de 2021, a queda do setor é de 8%. 

Mas a previsão do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) não é tão positiva.

O Cepea estima uma queda de 4% a 6% no PIB do agro, no cenário mais pessimista, e um avanço de 5%, no melhor cenário.

As perspectivas estão calcadas nas consequências climáticas que prejudicaram as safras e colheitas, nos efeitos da guerra no Leste Europeu e no cenário inflacionário, que encarece a produção para o produtor e encolhe a renda da população, afetando a demanda.


Nenhum comentário