Bolsonaro chega ao topo - Brasileiro escala Everest e exibe cartaz com ‘Fora Bolsonaro'


 Quinta-feira, 19 de maio de 2022 

O filmmaker e alpinista brasileiro Gabriel Tarso, natural de Guaratinguetá (SP), alcançou pela segunda vez o topo do monte Everest, no Nepal, a 8.848 m de altitude, na manhã do último domingo (15). Além de ser um feito que chama a atenção por si só, Gabriel virou notícia no Brasil ao exibir um cartaz com os dizeres “Fora Bolsonaro”

“Dessa vez, dedico esse segundo cume àqueles que nunca se calaram nos últimos quatro anos, mas especialmente àqueles que silenciaram suas vozes. Àqueles que, assim como eu, aprenderam da forma mais amarga que todo silêncio tem seu preço”, disse o alpinista em publicação compartilhada no Instagram, nessa terça-feira (17), e que traz a foto da conquista do Everest junto ao famigerado cartaz.

Gabriel Tarso conquistou o pico mais alto do mundo pela primeira vez em 2021. Mas desta vez decidiu politizar o feito.

“Esse segundo cume é para todos que têm uma segunda chance para fazer diferente em outubro e gritar por um Brasil melhor, pra que a gente possa voltar a sentir orgulho do verde e amarelo, seja nas ruas de uma cidade do interior ou no ponto mais alto do planeta. Só pra lembrar: ‘O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons’”, comenta o filmmaker a alpinista no post da rede social.


Desafio nas alturas

O monte Everest já foi escalado 10.657 vezes desde que os primeiros alpinistas chegaram a seu topo, em 1953, tanto do lado nepalês quanto do tibetano, segundo o site especializado Go Outside. Ao todo, até hoje, 311 pessoas morreram tentando alcançar o topo.

A última morte foi confirmada em 8 de maio deste ano. De acordo com o Go Outside, as autoridades nepalesas informaram que o alpinista russo Pavel Kostrikin morreu no acampamento I do Everest. Trata-se do primeiro óbito de um estrangeiro na atual temporada de escalada.


Nenhum comentário