Wilson Santos indica ao governo perfuração de poços para atender comunidades do Pedra 90

A indicação também sugere a instalação de rede de distribuição da água


 Quarta-feira, 23 de março de 2022 

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresentou indicação (2127/2022) ao governador Mauro Mendes (DEM), para perfuração e revestimento de dois poços artesianos para atender as Comunidades Monte Sinai e Sampaio, localizadas no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

O deputado sugere ainda, a instalação de rede de distribuição de água para atender as comunidades, inclusive a comunidade escolar que sofre com a escassez no período de seca.

“Destarte, se o Estado existe em função da pessoa, e assim previu a Lei Maior, então a dignidade desta deve ser preservada em primeiro lugar. Nesse sentido é que devem ser observados os interesses dos moradores das Comunidades que têm, precipuamente, o direito de viver em um local que tenha água de qualidade, onde possa ter qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio ambiental”, diz trecho da indicação.

O requerimento explica que “os poços artesianos são perfurados em grande profundidade visando a captação de água que flui nas fendas das rochas. Eles garantem melhor qualidade da água atingindo grandes vazões no lençol freático”.

“O custo/benefício é a relação direta. De acordo com as últimas estatísticas, a água fornecida pelo lençol freático tem um custo no mínimo 10 (dez) vezes melhor do que o abastecimento comum público ou privado. Devido ao alto índice de contaminação e diminuição das águas na superfície, a água subterrânea torna-se estratégica pela sua qualidade e volume”, diz a justificativa.

A indicação também foi enviada ao Superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em Mato Grosso, Francisco Holanildo Silva Lima, e ao Presidente da Companhia Mato-Grossense de Mineração (METAMAT), Juliano Jorge Boraczynski.


Nenhum comentário