Mais de 100 agentes federais cercam terra indígena em operação contra extração ilegal de ouro no MT

A Força Nacional vai permanecer no local até abril de 2022 para impedir o retorno dos garimpeiros.


 Sábado, 19 de março de 2022 

Mais de 100 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) cercaram, neste sábado (19) a Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D'Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, durante a Operação Alfeu 5, contra o garimpo ilegal na área.

Indígenas da etnia Nhambikwara são pressionados há 30 anos por garimpo ilegal de ouro na região.

Os policiais bloquearam os acessos à terra indígena a fim de coibir a prática ilegal do garimpo.

O objetivo da Polícia Federal é apreender as máquinas utilizadas no processo de garimpo e identificar os responsáveis e ocupar a região, de forma a acabar com a atividade garimpeira e evitar uma nova onda de mineração irregular na terra indígena.

A operação ocorre em duas fases. A primeira começou neste sábado e será finalizada na segunda-feira. Essa fase é constituída pela busca de maquinários que são utilizados no garimpo ilegal, bem como a destinação desses equipamentos, se for o caso, para as prefeituras da região.

A segunda fase será composta pela destruição e inutilização dos maquinários os quais forem inviáveis a retirada da área do garimpo. A decisão de destruição dos maquinários é da 2ª Vara de Justiça Federal de Cáceres .

O garimpo ilegal destrói a vegetação, contamina os rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região.

No ano passado, foram realizadas cinco operações na terra indígena Sararé. Nas ações foram apreendidos 40 máquinas e 200 motores usados na extração de ouro.

A Força Nacional vai permanecer no local até abril de 2022 para impedir o retorno dos garimpeiros. A operação tem apoio dos indígenas que moram na área.

Nenhum comentário