Dois adolescentes e uma mulher amarram motorista de aplicativo durante um assalto no interior de MT

 A motorista conseguiu soltar-se, pegou carona com um caminhoneiro até um posto da polícia e os infratores foram apreendidos. 


 Terça-feira, 01 de março de 2022 

Uma motorista de aplicativo passou por verdadeiros momentos de terror durante um assalto no Norte de Mato Grosso. O fato ocorreu em uma corrida entre Sinop e Itaúba (477 e 579 Km de Cuiabá).

De acordo com informações, a vítima foi chamada para fazer essa corrida, de 103 km, e durante o trajeto três pessoas sendo uma mulher e dois adolescentes. O assalto foi anunciado quando eles já estavam chegando ao destino final.

Quando chegaram em Itaúba, o trio obrigou a motorista a se deslocar até às margens do Rio Laço. Os criminosos amarraram a vítima com parte do cinto de segurança do carro e fugiram com o veículo.

A motorista conseguiu soltar-se e pegou carona com um caminhoneiro até um posto da polícia. A Polícia Militar iniciou as buscas e conseguiu encontrar o carro com os criminosos na BR-163.

A mulher foi presa e os adolescentes apreendidos. Ambos foram levados para a delegacia de Itaúba 


Alertas a motoristas

Recomenda-se evitar o atendimento, especialmente se não conhecerem bem o local ou se as áreas são consideradas perigosas. A mesma cautela deve ser tomada com relação a bairros e comunidades afastadas, com muitos becos e vielas.  O cuidado pode evitar assaltos.

Também não se deve aguardar chamadas dentro do veículo parado. Além de procurar locais de maior movimento, como cruzamentos e postos de combustíveis, o melhor é sair do carro, trancá-lo e afastar-se um pouco enquanto aguarda a próxima corrida.

Uma boa iniciativa que deve ser praticada pelos motoristas é a de manter contato por meio de aplicativos de mensagens com os demais motoristas, usar códigos de segurança padronizados. Pois em situações de emergência é possível se comunicar e pedir ajuda aos colegas. E não deixar o celular no silencioso.

Corridas particulares fora dos aplicativos para pessoas desconhecidas jamais devem ser realizadas. No primeiro momento até pode parecer vantajoso economicamente, mas podem acarretar outros transtornos como ser usado para transportes de produtos ilícitos. O cuidado também diz respeito a aceitar pessoas que não sejam o solicitante da corrida, pode ser uma armadilha para roubo.

Outra dica é manter-se qualificado para a função. Participar de cursos, palestras e treinamentos oferecidos pela empresa do aplicativo ou outros oferecidos no mercado que envolva direção defensiva, primeiros socorros, manutenção veicular e de segurança veicular.

Até a cor do veículo pode influenciar numa ação criminosa. Cores neutras como prata, preto ou branco são mais visadas para assaltos porque são fáceis de serem vendidos e não chamam atenção em uma fuga.

E, “se estiver sendo vítima de um assalto (roubo), o melhor a fazer é manter a calma e obedecer ao assaltante. Evite movimentos bruscos e procure sempre avisar o assaltante de todos os seus movimentos, tipo, antes de remover o cinto de segurança, fale: irei retirar o meu cinto de segurança”,  diz parte do texto da cartilha.

Segundo Sovinski, além das dicas a PM realiza constantes blitz e abordagens em pessoas e veículos visando à redução do número de roubos.


Nenhum comentário