Distrito do Sucuri em Cuiabá, tem 1.501 moradores, segundo senso 2022

 Número de pessoas recenseadas durante o teste, representa uma média de três moradores por domicílio


 Domingo, 20 de março de 2022 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, os dados do Teste Nacional do Censo Demográfico, realizado de novembro de 2021 a meados de fevereiro de 2022, em 27 localidades dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram avaliados os equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.

Em Mato Grosso, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, três setores censitários no Distrito do Sucuri, em Cuiabá, foram escolhidos para participar do Teste do Censo. Seis recenseadores visitaram 871 endereços, sendo que 513 eram domicílios particulares permanentemente ocupados na data de referência de 31 de outubro de 2021.

Ao todo, 1.501 pessoas foram recenseadas durante o teste no Distrito do Sucuri, o que representa uma média de três moradores por domicílio. Desse total, 45,5% eram mulheres (683), e 54,5%, homens (818). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 222 pessoas (14,8%).

Das 504 entrevistas realizadas, 99,2% (500) foram na modalidade presencial, 0,4% (2)  pela internet e 0,4% (2) por telefone.

O teste também deu início à estratégia de mobilização da sociedade para responder ao Censo, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. É a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessa proporção para o Censo e divulga seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva.

Sucuri terá o resultado do Censo Demográfico 2022 destacado como um Distrito de Cuiabá pela primeira vez, já que passou a ser considerado um distrito apenas em 2011, após a realização do Censo Demográfico 2010.

Reforçando o compromisso em divulgar tempestivamente os dados coletados para a sociedade, o IBGE realizou uma cerimônia de encerramento do Teste do Censo na quadra da Escola Municipal Professora Hilda Caetano de Oliveira, com a presença da Chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, de autoridades locais e moradores da comunidade, ontem, para a divulgação dos resultados.

Segundo Millane Chaves, o teste realizado no Distrito do Sucuri possibilitou dar visibilidade de que será a primeira vez que a localidade terá os resultados de um Censo Demográfico divulgados de acordo com a classificação de Distrito. “Foi importante para preparar toda a equipe gerencial do IBGE em todas as etapas desde o planejamento da coleta, treinamento das equipes, coleta, sistemas informatizados, supervisão, abordagem da população residente, teste da coleta de dados mista (presencial, por telefone e por internet), tudo isso obedecendo os protocolos de segurança sanitária, foi de fato um grande ensaio para a operação que iniciará a partir de 01 de agosto de 2022.”

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE seguiram todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos, e álcool em gel.

Os recenseadores trabalharam uniformizados com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, havia também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles utilizaram o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone, para registrar as informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

BRASIL – Nas 27 localidades selecionadas para o teste, 111.184 pessoas foram recenseadas. Desse total, 57.514 mulheres (51,7%) e 53.670 homens (48,3%). A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 18.575 pessoas (16,7%). Os 250 recenseadores visitaram 59.535 endereços, sendo que 39.477 eram domicílios particulares permanentemente ocupados.

Os dados mostram também que havia mais homens do que mulheres em oito localidades, nos distritos de Sucuri, em Cuiabá (MT); Macujê, em Aliança (PE); Ema, em Pindoretama (CE); a localidade de Novo Remanso, em Itacoatiara (AM) e os municípios de Tigrinhos (SC), Jardim Olinda (PR), Lagoinha do Piauí (PI) e Lajeado (TO).

Nenhum comentário