Após fim de semana com 19 mortes, Mauro Mendes revoga decreto que obriga uso de máscaras

 A primeira medida do governador exigindo o uso de máscaras, ocorreu quando o número total de mortes era menor do que o de um só dia atual


 Segunda-feira, 07 de março de 2022 

O governador Mauro Mendes (União Brasil) acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras como proteção individual em todo o território mato-grossense. 

A decisão do governador foi tomada no momento em que há 86 internações em UTIs públicas e 63 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 31% para UTIs e em 14% para enfermaria. Neste final de semana, foram registradas 19 mortes e 1.798 novos casos em MT.

Com a alteração assinada pelo governador nesta segunda-feira (07), caberá aos prefeitos decidirem com base nos dados epidemiológicos de cada cidade.

O primeiro decreto assinado pelo governador Mauro Mendes tornando obrigatório o uso de máscaras, foi no dia 14 de abril de 2020. Até aquela data, o número de mortes total em decorrência do coronavírus no estado era de 5 pessoas, menos do que a média de um só dia atual. 

 O chefe do Executivo estadual revogou o artigo 1º do decreto 1.134, de 1º de outubro de 2021, que previa a obrigatoriedade.

A revogação será publicada em Diário Oficial do Estado que circulará nesta terça-feira (08). Em Mato Grosso, o uso de máscaras como medida de proteção contra a Covid-19 é obrigatório em locais fechados desde abril de 2020.

Com a publicação, ficará a critério dos prefeitos a decisão sobre a obrigatoriedade ou não do uso de máscaras em espaços públicos e privados, conforme os números da doença em cada cidade. 

Mais cedo, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo havia sinalizado ser contrário a suspensão do uso do equipamento.

"A princípio, queremos agir com prudência. Vamos fazer uma análise do momento epidemiológico. A orientação do Ministério da Saúde, por ora, é para continuar utilizando as máscaras”, afirmou o secretário.


Nenhum comentário