3ª maior cidade de MT volta a exigir passaporte de vacinação e uso de máscara

Secretária de Saúde alerta que as pessoas ainda tem continuar se cuidando, se protegendo para não contrair essas doenças


 Segunda-feira, 21 de março de 2022 

A secretária Municipal de Saúde de Rondonópolis (217 Km de Cuiabá), Izalba Dias Albuquerque, comunicou durante uma coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria, que a Prefeitura através do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS vai voltar a fiscalizar a exigência da apresentação do passaporte de vacinação atualizado, e o uso obrigatório de máscara de proteção para acesso aos órgãos públicos e privados, principalmente em estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas em razão da baixa procura por imunização vacinal nos casos de segunda dose e reforço em adultos e crianças.

Conforme Izalba o Decreto que instituiu a exigência da carteira de vacinação continua em vigência e o município não vê outra opção, que não seja a apresentação do passaporte atualizado de vacina para acesso aos estabelecimentos comerciais (mercados e supermercados entre outros).


“O uso de máscara continua obrigatório!”, disse Izalba.

Conforme a gestora de saúde “a máscara é um acessório que nos protege do Covid-19 e agora que nós vamos chegar a época das gripes: H1N1, H3N2 e influenza, ela também nos protege! Então nós não vemos um cenário tão despreocupante que possa nos levar a não usar a máscara. Pelo contrário! A gente ainda tem continuar se cuidando, e continuarmos nos protegendo para que a gente não contraia essas doenças”, advertiu.

Izalba repassou ainda que já oficiou as entidades representativas locais como: ACIR e CDL entre outros, sobre a retomada das fiscalizações nos estabelecimentos comerciais a respeito da exigência da carteira de vacinação/passaporte de vacinação atualizados, pois segundo ela, foi a medida mais eficaz para a procura por vacina e aumento dos indicadores de vacinação, principalmente nos casos de segunda doses e reforços vacinais em adultos.



DigoresteNews, com
CenárioMT

Nenhum comentário