PM Ambiental instala câmeras para encontrar onça que ataca e mata animais em chácaras

Buscas por felino que preocupa moradores do Altiplano Leste continuam. Em pelo menos quatro propriedades, houve ataques a animais nos últimos dias.


 Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022 

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) segue à procura de uma onça que vem atacando animais na região do Altiplano Leste, no Distrito Federal (DF). Na última semana, foram registradas, em pelo menos quatro chácaras da região, mortes de bichos (veja mais abaixo).

Nesta quinta-feira (17), a força-tarefa instalou armadilhas fotográficas em áreas de mata nativa próximas às propriedades rurais. As câmeras, ativadas remotamente, são equipadas com sensor de movimento e visam detectar a presença do felino.

"Vamos tentar trilhar o caminho onde ela está andando e caminhando, e aí sim, a gente vai fazer um planejamento para fazer a captura e a transferência dela para uma outra área de preservação, mais afastada da área", explica o capitão Saquetti, do BPMA.

De acordo com o militar, a suspeita é de que a responsável pelo ataque seja uma onça-parda. "Temos alguns indícios, como rastro da onça dentro do próprio galinheiro, e o tipo de ataque é característico das onças", diz Saquetti.

A corporação também desconfia que o animal esteja acompanhado de um filhote, já que foram vistas pegadas menores próximas às encontradas anteriormente.

Segundo o BPMA, a área segue sendo monitorada ininterruptamente. Para evitar novos ataques, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) orienta que os proprietários recolham os animais ao anoitecer e não se aproximem ao avistar a onça.


Ataques

Na madrugada do último domingo (13), duas éguas foram atacadas em um haras da região, e uma delas morreu. O animal foi encontrado embaixo de uma árvore, bem distante do piquete do haras, com ferimentos no pescoço e na barriga. Na última semana, 11 galinhas também foram encontradas mortas na mesma propriedade.

De acordo com a Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste, a primeira ocorrência foi feita no início do ano, em meados de janeiro, quando dois cachorros grandes foram feridos em uma das chácaras.

No sítio do engenheiro Wilkens Geraldes, seis ovelhas foram atacadas em um mesmo dia. Ele encontrou todas praticamente mortas no pasto. Um carneiro também foi localizado sem vida na mata.

"Em um primeiro momento, achei que era ataque de cachorro, mas depois me impressionou porque o bicho ainda arrastou meu carneiro. A gente fica sempre preocupado. O que eu fiz foi reestabelecer a tela e agora não tenho mais criação. Só estou com essa única ovelha que restou", lamenta.


Preservação da vida do animal

Segundo o Ibram, com o avanço das construções residenciais, a tendência é o aparecimento de animais silvestres na área urbana. "Por isso, é importante que os chacareiros se desfaçam corretamente de animais mortos, para evitar que os felinos criem o hábito de se aproximar para se alimentar desses corpos".

De acordo com a PM Ambiental, o empenho da força-tarefa é para preservar a vida do animal, e a população não deve entrar em pânico. "Uma vez ela atacando as propriedades, alguma pessoa pode tentar matar, pode causar mais agressão e o animal acabar vindo a óbito."

O artigo 29 da lei nº 9.605, de 1998, considera crime caçar, perseguir e matar animais silvestres, sob pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.


Nenhum comentário