Governo Mauro Mendes fecha mais uma escola em Cuiabá e comunidade protesta

A comunidade escolar localizada no Bairro Jd Europa, na Capital, está revoltada com o anúncio de fechamento da unidade


 Sábado, 26 de fevereiro de 2022 

A comunidade escolar da Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Corrêa, localizada no Bairro Jardim Europa, em Cuiabá, está revoltada com o anúncio de fechamento da unidade. O anúncio de desligamento da escola pegou de surpresa pais e estudantes do estabelecimento de ensino.  

Eles alegam que, inicialmente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que reformaria o prédio do colégio, enquanto os alunos assistiriam as aulas no prédio desativado do Centro Universitário Cândido Rondon, na Avenida Beira Rio. Contudo, no último dia 22 deste mês, a gestão escolar da Dom Francisco de Aquino convocou uma reunião e anunciou a desativação da unidade com transferência dos alunos para outras unidades, uma delas, a EEDIEB Professor Antônio Cesário De Figueiredo Neto, no Bairro Bandeirantes.

“Ninguém perguntou se tínhamos condições de levarmos nossos filhos. Nenhum secretário perguntou. Ninguém foi na minha casa perguntar”, afirmou uma mãe durante reunião realizada na quinta-feira (24). O encontro teve presença do deputado estadual Allan Kardec (PDT).  “Na oportunidade presenciei a angústia dos pais e responsáveis com a decisão da Diretoria Regional de Educação-Cuiabá de remover compulsoriamente os estudantes e profissionais de educação para escolas em bairro mais distante do que eles vivem”, disse o parlamentar.

Em atendimento a demanda, Kardec fiz um requerimento à Seduc-MT para elucidar o possível fechamento, que prejudicaria cerca de 700 famílias que dependem da unidade escolar. Entre os questionamentos feitos ao órgão estadual está o motivo para que os alunos estejam sendo transferidos para a EEDIEB Professor Antônio Cesário De Figueiredo Neto, no Bairro Bandeirantes, sem permissão de seus representantes legais e, ainda, sem oferecer opções melhores.

Também são questionados os motivos para a não manutenção da estrutura do prédio da escola ao longo dos anos e pelos quais não será possível a contratação do prédio Candido Rondon enquanto a Dom Aquino fosse reformada. A reportagem tentou na manhã de sábado (26) manter contato com a assessoria de imprensa da Seduc para um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve êxito.

A política de fechamento de escolas do governo Mauro Mendes deixou marcas que dificilmente serão esquecidas, como o fechamento da escola estadual Nilo Póvoas, uma tradicional unidade de ensino localizada em Cuiabá, entre outras unidades importantes, históricas. e tradicionais.




Digoreste News/Diário de Cuiabá

Nenhum comentário