Com 91% da população com mais de 12 anos vacinada, Espanha anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre na pandemia

Medida passa a valer a partir da próxima terça-feira; país tem registrado queda no número de infecções da Covid-19.


 Domingo, 06 de fevereiro de 2022 

A Espanha anunciou na última sexta-feira (4) que vai deixar de exigir o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 ao ar livre a partir da próxima semana.

A medida havia sido adotada em dezembro, para combater o rápido aumento de contágios de Covid-19, que agora vem caindo no país, segundo a ministra da Saúde, Carolina Darias.

"Na próxima terça-feira levaremos ao conselho de ministros o decreto real com base no qual eliminaremos a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos", afirmou Darias à rádio Cadena SER.

Poucos dias antes do Natal, o governo voltou com a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre depois de detectar o aumento de casos, provocado pela variante ômicron, mais contagiosa.

"Dissemos que a medida permaneceria pelo tempo estritamente necessário, até que os indicadores, como estamos constatando, aconselhassem uma açã diferente", afirmou Darias.

"Há várias semanas observamos, dia a dia, como cada um dos indicadores está melhorando", acrescentou a ministra.

A variante ômicron aumentou o número de casos como nenhuma outra, mas não provocou tantas mortes ou internações, o que levou diversas regiões da Espanha a flexibilizar as restrições estabelecidas em dezembro.

A Espanha, que tem quase 91% da população com mais de 12 anos vacinada – uma das melhores taxas da Europa –, registrou desde o início da pandemia mais de um milhão de casos e 94.000 mortes.

Nenhum comentário