INVESTIMENTO - Sistema de franquia em odontologia cresce em Mato Grosso
Modelo de negócio tem atraído profissionais e investidores por garantir confiabilidade, vendas e resultados mais rápidos, principalmente no interior
Ainda que frente a uma época de crise financeira, o mercado odontológico tem crescido a passos largos no Brasil. Em 2020, mesmo com os abalos provocados pela pandemia da Covid-19 no mundo dos negócios, o setor mobilizou milhões de reais, tendo firmado a marca de giro de R$ 38 bilhões ao ano, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Esses números são reflexos dos avanços na esfera da odontologia, com a implantação de uma nova gama de técnicas orofaciais e uso de tecnologias avançadas, o que permite a realização dos mais diversos tipos de procedimentos e que, por consequência, atraem como ímã o mercado consumidor. Para se ter ideia, no Brasil atualmente realiza-se mais procedimentos estéticos odontológicos do que implantes de próteses mamária.
Esses índices têm pautado a formatação de um novo modelo de atendimento e as franquias na área de saúde, em específico na odontologia, ganharam a disputa na preferência do investidor. “Esse é um modelo consolidado de atendimento e que viabiliza uma base perene de clientela, garantindo mais suporte a quem investe”, afirma Francisco Mendonça, especialista em negócios odontológicos e CEO da IMO Odonto. Com cinco unidades no estado, é a primeira empresa de franquia odontológica fundada em Mato Grosso.
O padrão de franquia oferta aos profissionais um olhar empresarial para sua clinicas e um padrão diferenciado de trabalho. Algumas delas oferecem até mesmo apoio na estratégia de marketing para atrair pacientes. É o que chamou a atenção de Tássia Muanis Cunha. Odontóloga formada pela UNESP, após muita pesquisa, ela escolheu a IMO Odonto e abriu uma franquia em Barra do Garças (517 km de Cuiabá).
“Eu não enxergava outra opção de mercado que eu pudesse atender todas as especialidades e ter acesso a odontologia digital, que esta franquia oferta. Arrisquei e foi surpreendente, porque mesmo nesse período de pandemia, tivemos um ritmo de crescimento e atendimento grande. Em um ano, foram mais de 3 mil atendimentos e estamos conseguindo superar as expectativas do plano de negócio”, destacou.
O apontamento de Tássia, aliado aos números de atendimentos e oferta de profissionais da odontologia, explicam a forma como as franquias na odontologia se tornaram case aberto de sucesso. De acordo com a Academia Catarinense de Odontologia, estima-se que 20% dos dentistas de todo o mundo estejam no Brasil. “Temos um cenário amplo ainda para desbravar aqui enquanto mercado”, ressalta o CEO da IMO Odonto.
Segundo dados do CFO, nove a cada dez brasileiros acreditam ser muito importante ir ao dentista com regularidade e ao menos 72% vai ao dentista ao menos uma vez por ano. Complementarmente, de acordo com o a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os consultórios médicos e odontológicos estão alcançando como público consumidor uma parcela da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A odontologia está se destacando como um mercado em franco processo de consolidação e os profissionais da área já estão enxergando isso”, avalia Francisco Mendonça. Um dos idealizadores da IMO Odonto, que atua há 14 anos no setor, viu os negócios alcançarem um crescimento de 59,3% de 2020 para 2021 durante a pandemia, o que possibilitou a conversão da empresa para o modelo de franquia.
Inaugurada em 2008, com duas unidades no interior de Mato Grosso, nos municípios de Querência (716 km de Cuiabá) e Nova Xavantina (658 km de Cuiabá), a IMO Odonto está de olho já há algum tempo no mercado de franquias. Há quatro anos atende suas unidades como franqueadas a fim de validar o sistema de negócios.
Atualmente, são cinco unidades com trabalho focado na odontologia digital como modelo de negócio, o que cede concede a empresa o know-how para integração entre as áreas de radiologia, atendimento clínico e laboratorial.
“Desde que iniciamos nesse mercado, já atendemos mais de 28 mil pacientes. Somos hoje uma franquia criada por profissionais da odontologia voltada para empreendedores e dentistas, o que nos dá uma expertise muito grande de atuação e confiabilidade ao lidar nessa área”, finaliza o CEO.
Dialum
Nenhum comentário