Por falta de policiamento no Distrito Industrial, Presidente da Aedic cobra instalação de base da PM
O reforço da solicitação foi apresentado publicamente ao chefe do Executivo
Quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
As 250 empresas que estão instaladas no Distrito Industrial de Cuiabá têm sofrido com a falta de policiamento constante na região. A área concentra indústrias, distribuidoras e armazéns para produtos, veículos e objetos de valores pela realização da atividade industrial.
Para tentar conter esse cenário, a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (Aedic), Margareth Buzetti, solicitou ao governador Mauro Mendes (DEM) a implantação de um batalhão da Polícia Militar (PM) na localidade. O pedido é um pleito já antigo do setor, que movimenta a atividade econômica na capital e auxilia na geração de emprego e renda para a população.
“Esse é um desejo antigo que temos, já apresentamos esse pedido antes em outras gestões, mas até o momento não há nenhuma promessa. Mas é importante que o Poder Público avalie que aqui estão várias empresas, que pagam impostos de maneira sistemática e que merecem essa atenção de obter mais segurança no seu trabalho, o que na verdade é um direito de todo o contribuinte”, pondera Buzetti.
O reforço da solicitação foi apresentado publicamente ao chefe do Executivo durante a assinatura da ordem de serviço para início das obras de recuperação e pavimentação de ruas do Distrito Industrial. Na ocasião, a presidente da Aedic reclamou da falta de segurança sofrida pelos empresários de forma constante e que poderia ser mitigada, com a presença de policiamento constante.
“Quando fui empossada, ainda em 2019, o Governo do Estado manifestou a intenção de fazer a instalação do posto da Polícia Militar aqui, mas de lá para cá, nenhum andamento foi feito nesse sentido. Nós já flagramos drones estranhos sobrevoando empresas, então, são quadrilhas especializadas”, disse.
Em 2020, Margareth Buzetti chegou a se reunir com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, para tratar de medidas que viabilizem mais segurança aos empresários e moradores do Distrito Industrial. “Sabemos que somente um efetivo aqui na área irá coibir esses criminosos. Creio que pela importância do trabalho que desenvolvemos aqui, merecemos esse respaldo”, ponderou.
Distrito Industrial
Com mais de quarenta anos de existência, o Distrito Industrial de Cuiabá se consolidou como principal polo de desenvolvimento da baixada cuiabana. Investindo no setor industrial, a área abrange mais de 250 empresas de armazenamento de cereais, beneficiamento de borracha, comércio varejista e atacadista, indústria de fertilizantes entre outras. Ao todo, são mais de 8 mil empregos diretos gerados no local.
Implantando em 1978 pelo Governo do Estado, o Distrito Industrial tem por objetivo criar uma estrutura que seja capaz de atrair e instalar empresas no estado. A época em que ele foi criado remete justamente a um período anterior em que a industrialização na capital sofria uma estagnação e a principal atividade econômica era exportação de matéria prima in natura.
Nenhum comentário