Emanuel Pinheiro foge da obrigação de realizar concurso público para promover canhão político, denuncia vereador

Segundo o vereador, o prefeito estaria promovendo processo seletivo simplificado que pode ser novo canhão político para 2022”


 Segunda-feira, 27 de dezembro de 2021 

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) disse nesta segunda-feira (27) que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) mandou publicar edital de convocação de processo seletivo simplificado para a contratação de servidores temporários na Secretaria Municipal de Saúde. O edital foi publicado na última quinta-feira (23) na Gazeta Municipal da Prefeitura de Cuiabá. 

“Desde 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro sabe que tem que realizar concurso público para corrigir as contrações ilegais existentes na saúde. Inclusive ele ficou afastado do cargo durante 37 dias por não ter seguido as recomendações do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de decisões do poder judiciário para realizar concurso na saúde. Entretanto, demonstrando desdém com essas instituições, Emanuel usou de artimanha para fugir da sua obrigação de realizar concurso público”, explicou o vereador Dilemário.  

O parlamentar disse que se prosperar essa manobrar do prefeito Emanuel Pinheiro, a tendência é que se repita o que ocorreu no processo seletivo de 2019, onde existem fartas denúncias que o processo foi realizado para atender indicações políticas e para ludibriar a justiça. Dilemário lembrou ainda, que o prefeito teima em reiterar desobediência à obrigação de regularizar a situação dos contratos temporários na Secretaria Municipal de Saúde. 

“Em recente entrevista à imprensa o prefeito disse que ele contrata qualquer pessoa para a saúde da melhor forma que lhe convier. Esse modelo de processo seletivo confirma o proposito dele. Portanto, estou encaminhando o edital para o Ministério Público e o Tribunal de Contas, solicitando um rigoroso acompanhamento. No meu entender a forma do processo proposto pelo prefeito é ilegal, devendo ser anulado ou sofrer correções para garantir a devida transparência, visto que a classificação dos candidatos não levará em conta o resultado de uma prova escrita de conhecimento do candidato para a área que estará concorrendo, mas apenas a análise de currículos por uma comissão examinadora. Certamente, se não houver a interveniência dos órgãos fiscalizadores, poderá novamente o prefeito usar a saúde para constituir um novo canhão político para beneficiar o grupo político dele em 2022”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.  

Pelo Edital do Processo Seletivo, as inscrições poderão ocorrer entre os dias 27/12/2021 a 16/01/2022, somente através de sitio eletrônico do Instituto Selecon. Para contratação imediata existem disponíveis 2.268 vagas entre nível médio e nível superior para contratação imediata, mais 1.628 para cadastro de reserva. Os que tiverem seus nomes escolhidos por uma banca examinadora poderão ser contratados pela secretaria municipal de saúde período de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. 

Nenhum comentário