Além de 900 mil pessoas no MT não tomarem a 2ª dose da vacina, 400 mil se quer tomaram a 1ª dose

Saúde do Estado antecipou de cinco para quatro meses o prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19


 Quarta-feira, 22 de dezembro de 2021 

É assustador o número aproximado de 900 mil pessoas que não concluíram o ciclo vacinal ou tomaram a segunda dose de uma das vacinas disponibilizadas contra a Covid-19. No entanto, assusta mais ainda o fato de outras 400 mil sequer tomaram a primeira dose, ou seja, não se vacinaram contra a doença. Como um dos resultados, o Estado tem cerca de 450 mil doses estocadas.

Essa situação, inclusive, influenciou na decisão da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) de antecipar, na semana passada, o prazo de aplicação do reforço de cinco para quatro meses. Outro motivo se deve à circulação de novas variantes no país, a exemplo, da Ômicron.

“Isso ocorreu porque, no momento, há uma disponibilidade de doses e tem uma parcela de população que não está procurando fazer a vacinação. Nós, temos em torno de 400 mil pessoas que não tomaram nenhuma dose, isso dentro do público vacinável. E, tem aproximadamente 900 mil pessoas que não compareceram (ao posto) para concluir toda a vacinação, ou seja, não tomaram a segunda dose”, disse ontem o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Como reflexo, o Estado contava com quase 450 mil vacinas da Pfizer estocadas na semana passada. “A demanda agora é o município que solicita e a gente encaminha de acordo com a necessidade porque é uma vacina que precisa ter controle de temperatura bastante rígido”, informou. “Na nossa central, ela está congelada a menos 80ºC, então não é qualquer município que consegue por muito tempo acondicionar e manter a qualidade da vacina. Por isso, nós reduzimos para quatro meses (a dose de reforço)”, acrescentou. As informações foram dadas à Rádio Capital FM.

Nesta semana, a redução do intervalo do reforço em pessoas acima de 18 anos também passou a ser recomenda pelo Ministério da Saúde (MS). A avaliação é de que a dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco.

Conforme as orientações emitidas pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço.

QUARTA DOSE - O Ministério da Saúde também anunciou a aplicação de um novo reforço para pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos, ou seja, uma quarta dose de imunizante para esse público. O intervalo também será de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.

Entre os que fazem parte deste grupo estão os portadores de imunodeficiência primária grave; quem faz quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Até o momento, o MS encaminhou pouco mais de 6,6 milhões de vacinas para Mato Grosso. Destas, 5,7 milhões foram distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses, conforme dados do painel de distribuição disponibilizado no site da Ses-MT. Levando-se em consideração a população vacinável em nível estadual, que é de 2.978.072 indivíduos, o Estado conta com uma cobertura vacinal de 67,80%.

Até a tarde de última segunda-feira (20), Mato Grosso contabilizava 555.572 casos confirmados e 14.033 óbitos em decorrência do coronavírus. Do total, 1.157 infectados estão em isolamento domiciliar e 539.872 recuperados.

A taxa de ocupação estava em 36,69% para unidades de terapia intensiva (UTIs) e em 6% para enfermaria, ambos serviços para adulto. Os cinco municípios com maior número de casos de Covid-19 são Cuiabá (114.538), Várzea Grande (41.977), Rondonópolis (38.576), Sinop (27.007) e Sorriso (18.628).

Nenhum comentário