PT prioriza ex-prisioneiro Lula e busca aliança em Mato Grosso

O custo mensal do aparato para manter o ex-prisioneiro era de 300.000 reais mensais,


 Terça-feira, 02 de novembro de 2021 

O Partido dos Trabalhadores (PT) dá início as discussões em Mato Grosso da construção de um palanque para o ex-presidente e ex-prisioneiro Lula, como prioridade.  

Com a deputada federal Rosa Neide e o deputado estadual Lúdio Cabral avisando que vão à reeleição em 2022, o partido ainda não tem um nome para disputar o governo de Mato Grosso e não descarta a construção de alianças.  

Segundo Rosa Neide, neste momento, a orientação dada pelo ex-presidente Lula é buscar articulações. A nível nacional, a deputada cita como aliados a longo prazo, o PC do B, o PSB e o Psol.     

Lula deixou  a cadeia no dia 08 de novembro de 2019 após 580 dias preso em Curitiba

Ex-presidente e ex-prisioneiro foi solto por ordem da Justiça Federal do Paraná, depois de decisão do STF derrubar prisões após segunda instância. 

Ao longo de seu período na prisão, Lula esteve custodiado em uma sala transformada em cárcere e sem grades. Para quem entrava, a primeira visão era a da cama, ao lado da qual quatro cadeiras circundavam uma mesa redonda com livros empilhados e folhas de anotações. Fixada à parede, uma TV de plasma transmitia apenas canais abertos e, ao lado do aparelho, um armário de madeira onde o ex-presidente e ex-prisioneiro guardava suas roupas. 

O petista normalmente usava chinelos, bermuda e camiseta. Atrás do armário, uma divisória separava o quarto-sala do banheiro, onde havia um boxe com chuveiro elétrico, uma pia e um vaso sanitário. O espaço ainda recebeu uma esteira ergométrica, usada por Lula para se exercitar.

Conforme estimativa da PF em abril de 2018, o custo mensal do aparato era de 300.000 reais mensais, cifra que poderia totalizar em 5,8 milhões de reais o custo da “operação Lula” na sede da corporação desde que ele foi preso. 

Nenhum comentário