URGENTE - Elogiado por Bolsonaro, prefeito de Cuiabá é afastado do cargo pela justiça

 Depois de ter pelo menos 6 secretários afastados, o prefeito da capital de MT foi afastado em operação que apura irregularidades na Saúde 


 Terça-feira, 19 de outubro de 2021 


Os pedidos foram acolhidos pelo Tribunal de Justiça no âmbito do procedimento de nº 47.520/2021, o qual corre em segredo de justiça.   O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, tiveram mandados de afastamento dos cargos cumprindo no âmbito da Operação Capistrum, que apura a contratação irregular de servidores e outras irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O chefe de gabinete do prefeito, Antônio Monreal Neto, teve mandado de prisão cumprido. 

Nas primeiras horas do dia, agentes do Ministério Público e da Polícia Judiciária Civil (PJC) cumpriram mandados de busca e apreensão contra o gestor e a primeira-dama, Marcia Pinheiro.

Antônio Monreal, a chefe da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas, Ricardo Aparecido Ribeiro, também foram alvos das ordens expedidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Além do prefeito e do chefe de gabinete, Ivone de Souza também foi afastada de suas funções.


Prefeito elogiado pelo presidente Bolsonaro

No dia 04 de abril de 2021, o presidente Jair Bolsonaro postou em suas redes sociais trecho de uma entrevista do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em que ele (prefeito) afirmava que Cuiabá e Mato Grosso estariam ‘quebrados’ se não fosse o governo federal.  A divulgação do vídeo ocorreu com a frase “Se não fosse Bolsonaro o Brasil estava quebrado”.  

Na entrevista dada aos jornalistas Antero Paes de Barros e Pedro Pinto, do site PNB Online, Emanuel disse que a sua declaração é isenta. “O que veio de recurso para [os estados]. Ele deu os recursos, ele segurou a onda para que a gente supere a maior crise sanitária do planeta”, disse no vídeo divulgado pelo presidente.  

Emanuel Pinheiro (MDB) vinha incorporando o discurso bolsonarista nos últimos meses, tanto que passou a se posicionar contrário ao isolamento social, postura bem diferente do ano passado, quando defendeu e impôs medidas duras contra o novo coronovírus.  

Nos bastidores, a informação é que, visando 2022 onde pretendia disputar o governo do Estado, Emanuel Pinheiro buscava o eleitorado bolsonarista contra o governador Mauro Mendes (DEM)

Com a decisão da justiça, o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) assume interinamente o Poder Executivo Municipal. 

Na foto, o prefeito Emanuel Pinheiro, o presidenter Bolsonaro e o dep federal, Emanuelzinho, filho do prefeito




Nenhum comentário