Polícia Federal deflagra operação de combate ao tráfico de drogas e armas em 10 estados

 Operação Balada


 Terça-feira, 05 de outubro de 2021 

A PF deflagrou hoje (5/10), em Uberlândia/MG, a Operação Balada, com o objetivo de desarticular orcrim especializada no tráfico de drogas e de armas de grosso calibre e lavagem de dinheiro. Os investigados movimentaram mais de R$ 2 bi, em decorrência das atividades criminosas.

Cerca de 850 policiais federais cumprem 247 mandados de prisão e 249 mandados de busca e apreensão, além de centenas de outras medidas cautelares, nos estados de MG, GO, RJ, RO, MG, MS, PA, AL, TO e ES.

O grupo operava estruturado esquema de tráfico e preparava entorpecente para comercialização, mediante emprego de insumos químicos adquiridos por meio de empresas regularmente cadastradas. Em 7 meses, foram comprados insumos capazes de manipular mais de 11 ton de cocaína.

A droga era remetida dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, armazenada no Triângulo Mineiro e, posteriormente, distribuída a várias regiões do País, em especial os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

As investigações revelaram, também, que o grupo atuava no tráfico ilegal de armas de fogo de grosso calibre. No curso dos trabalhos, foi apreendido um carregamento de 8 fuzis e 14 pistolas, em março de 2020, na cidade de Uberlândia.

O armamento comercializado pelo grupo era adquirido no Mato Grosso do Sul, transportado para Uberlândia, e, posteriormente, destinado a grupos da região do Triângulo Mineiro

Para dissimular a origem criminosa do patrimônio acumulado, a organização criminosa utilizava um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, com a utilização de empresas de fachada e a aquisição de postos de combustíveis, hotéis, fazendas, imóveis, veículos e embarcações de luxo.

Estima-se que mais de R$ 2 bilhões foram movimentados pelos investigados nos últimos dois anos.

A operação foi batizada de BALADA pelo fato de os investigados ostentarem em redes sociais a organização de diversas festas de luxo, inclusive em outros países, realizando gastos elevados em tais eventos, com uso de iates e carros esportivos.



Digoreste News, com PF

Nenhum comentário