Morre de Covid-19 Vereador bolsonarista que quis desobrigar uso de máscara

Vereador de 34 anos ficou 28 dias internado e desenvolveu uma pneumonia


 Sexta-feira, 17 de setembro de 2021 

O Vereador Thiarles Santos (PSL) de Uberlândia-MG faleceu na manhã desta sexta-feira (17) em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Ele queria desobrigar o uso de máscaras na pandemia.

Ele estava internado no Hospital Santa Clara desde o dia 20 de agosto, após testar positivo para a doença. A notícia foi confirmada pela Câmara Municipal de Uberlândia. Na internação, Thiarles se recuperou da Covid, mas desenvolveu uma pneumonia e tratava a doença.

Natural de Teixeira de Freitas (BA), o vereador tinha 34 anos, era advogado, casado e deixou quatro filhos. Foi eleito para o primeiro mandato nas eleições de 2020, com 1651 votos, pelo Partido Social Liberal (PSL). A Câmara Municipal de Uberlândia emitiu nota durante a manhã lamentando seu falecimento.

“O vereador Thiarles Santos deixou sua história e legado na Câmara Municipal de Uberlândia nestes 7 meses e 20 dias que passou conosco. Como integrante do Poder Legislativo Municipal, o vereador teve como função primordial representar os interesses da população perante o Poder Público, ouvindo o que os seus eleitores e o povo de Uberlândia desejavam, propondo e aprovando esses pedidos na Câmara Municipal e fiscalizando se o prefeito e seus secretários estavam colocando essas demandas em prática”


Thiarles Santos queria desobrigar o uso de máscaras

Com o avanço da vacinação contra a Covid -19 em Uberlândia e com a abertura do cadastro para pessoas acima de 25 anos, um projeto de lei do vereador Thiarles Santos (PSL) queria acrescentar dois parágrafos no artigo 1º da Lei 12.324/20, que regulamenta a obrigatoriedade do uso de máscaras como medida de enfrentamento à disseminação da Covid-19. A proposta, que pretende desobrigar o uso do equipamento de proteção para pessoas que já estão completamente vacinadas, foi considerada objeto de deliberação e deverá ser discutida nas primeiras sessões ordinárias do mês de setembro.

Na proposta, o parlamentar adiciona o artigo 3º, que desobriga o uso de máscara por pessoas que tenham sido vacinadas com as duas doses dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, ou única no caso da Janssen. O 4º menciona a comprovação através do cartão de vacinação ou outro meio hábil. Na justificativa do projeto, Thiarles Santos afirma que a proposta beneficiará pessoas que possuem problemas respiratórios e o uso contínuo da máscara pode agravar os sintomas, o que não tem base científica. 

“Tal faculdade do uso de máscaras para pessoas imunizadas se faz necessária, uma vez que o seu uso prolongado pode agravar sintomas de pessoas com problemas respiratórios pré-existentes, pois o ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada também pode causar ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, disse.


Com informações do Diário de Uberlândia.

Nenhum comentário