Bolsonaristas usam foto de soldados em obra de transposição do São Francisco tirada no governo Dilma

Imagem tem sido compartilhada em redes sociais dizendo que imprensa não divulga os feitos do governo Bolsonaro


 Sábado, 25 de setembro de 2021 

Uma fotografia de membros do Exército brasileiro executando uma obra tem sido largamente compartilhada nas redes sociais, juntamente com a alegação de que “tudo o que o presidente Jair Bolsonaro faz” a mídia tentaria esconder", em referência à recente inauguração de um dos trechos da transposição do rio São Francisco.

A imagem, no entanto, data de 2012, quando o país era governado pela presidente Dilma Rousseff, do PT.

“É A MÍDIA NÃO DIVULGOU QUE FOI O EXERCÍTO QUE TRABALHOU NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO, TUDO QUE BOLSONARO FAZ ELES TENTAM ESCONDER , MAIS NÃO ADIANTA A INTERNET É O MAIOR MEIO DE COMUNICAÇÃO DO MUNDO! [sic]”, indica a legenda de uma publicação no Facebook, compartilhada mais de 50 mil vezes desde que lançada.

Além desta rede social (1, 2, 3, 4), a fotografia circulou com descrições semelhantes no Twitter (1, 2).

Por meio de uma busca reversa*, a equipe de checagem da AFP no Brasil constatou que a foto em questão aparece na página do Exército brasileiro no Flickr com data de 12 de maio de 2014.

À AFP, por sua vez, o 1º Grupamento de Engenharia do Exército informou que ela se refere a uma obra de 2012 de drenagem externa do Canal de Aproximação à Estação de Bombeamento 01 do Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco.

Neste período, o Brasil era governado pela presidente Dilma Rousseff (2011-2016), ainda em seu primeiro mandato.

Nenhum comentário