Beco do Candeeiro recebe festival de heavy metal neste sábado

Festival Vendetta retoma agenda com evento no Beco do Candeeiro neste sábado


 Sexta-feira, 17 de setembro de 2021 

O tradicional evento cultural realizado no Beco do Candeeiro recebe nesta semana o Festival Vendetta, que dá as boas-vindas aos amantes do Heavy Metal. Com cinco bandas mato-grossenses, o evento promete trazer novas composições e fazer o público cuiabano sair do chão, ou melhor, levantar a poeira do beco mais famoso do Centro Histórico de Cuiabá. Os fãs podem se animar e se preparar para o evento que será neste sábado (18), a partir das 18h.

A suspensão de shows e eventos culturais fizeram parte das primeiras ações de combate à disseminação do novo coronavírus, no mesmo dia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a crise sanitária como pandemia, em 11 de março.

Após um ano de pausa, os festivais de música finalmente poderão ser realizados. A Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape) estima que 97% do setor foi paralisado, com 450 mil empregos perdidos entre diretos e indiretos, mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020, incluindo o número inclui shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais e teatro.

Para Vicente Maranhão, idealizador do evento, o festival marca a retomada do setor. “Vejo com bons olhos a retomada do evento. Nós produtores podemos começar a sonhar com a retomada pós-pandemia(...) Estamos conseguindo fomentar a área, gerando uma produção artística e cultural e de trabalho, mesmo que de forma pontual e numa escala gradual”, afirma Vicente.

O festival volta com tudo e será realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, em Cuiabá, executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com produção executiva da Trinca. Com o cast de 05 bandas de metal, o evento apresenta a nova cara do underground, promovendo sobre o palco na capital a integração entre músicos e bandas de norte a sul do estado.

Entre as atrações estão as bandas Makaira, Brutal Annihilation, Dying Order, de Cuiabá; Solarisphere, de Rondonópolis; e de Sinop, o Oráculo Delfos que também estão na line up do evento.

A programação gratuita será uma grande vitrine, tanto para os artistas divulgarem seu trabalho, quanto para o público que terá a oportunidade de conhecer o que há de mais novo na produção do segmento.

O festival representará um importante polo da produção musical e das mais diversas áreas que compõem a cadeia produtiva da música.

O produtor acredita que é preciso ter mais avanço. “Já passou da hora de discutirmos como seria essa retomada. Os profissionais de entretenimento e eventos ainda estão um pouco de mãos atadas. É uma grande perda de produção artística da cidade e também na parte econômica. No meu entendimento, precisamos estar preparados, porque, por enquanto, ainda estamos nesse processo de não saber quando teremos uma retomada efetiva.

Apesar disso, ele se diz otimista e já vislumbra um calendário a partir do segundo semestre de 2021. “Estamos nos planejando, mas sempre acompanhando a questão da pandemia. É melhor ter um planejamento, do que não ter nada”, diz Vicente.

O evento acontece nesta sexta e será realizado com respeito aos protocolos sanitários da pandemia de Covid-19.

“Achamos que era um momento importante de retomar de alguma forma. Essa retomada já vai incentivar outras pessoas também a irem voltando. Obviamente seguindo os critérios de segurança. Não queremos botar ninguém em risco”, completa.

A associação realizou uma pesquisa com o público para avaliar o grau de disposição do consumidor em ir a eventos na pandemia. Em janeiro de 2021, o número chegou a 58%.

Nenhum comentário