Desesperado, Wilson Santos deve deixar o PSDB para tentar reeleição em outra sigla

Deputado aguarda janela, quando deve trocar o PSDB pelo PP, em busca da difícil missão de reeleição em 2022


 Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021 

O deputado estadual Wilson Santos está aguardando a abertura da janela Partidária para deixar o PSDB. Normalmente os grandes políticos ao verem suas siglas em decadência, atuam para fortalece-las, mas como dissemos, isso ocorre com os grandes políticos, o que não é o caso do deputado em questão. Ao contrário desses grandes políticos, comprometidos com a sigla e a militância, Wilson busca uma agremiação com maior musculatura para "facilitar" o seu processo de reeleição, sem ter que trabalhar para fortalecer uma sigla ou grupo. Assim, segundo o DC, o parlamentar em fim de carreira está de malas prontas para o Progressistas (PP) 

Atualmente, o PSDB, partido em que o deputado ainda está filiado, possui apenas dois deputados estaduais, sendo além de Wilson, o deputado Carlos Avalone, que ainda representa a sigla na Casa de Leis, mas que está com a situação delicada junto a Justiça Federal por estar prestes a perder o mandado, visto que ele foi cassado pela Justiça Eleitoral por suposta prática de caixa dois e abuso de poder econômico nas eleições de 2018. 

Depois de abandonar a Prefeitura de Cuiabá em 2010, tendo cumprido menos de um terço do segundo mandato e disputar sem êxito o governo do estado, Wilson conseguiu ser eleito deputado estadual em 2014 conquistando 20.562 votos. No meio do mandato voltou a disputar a prefeitura da Capital, perdendo para Emanuel Pinheiro e, em 2018, passou sufoco para se reeleger, conseguindo apenas 14.855 votos, salvo pelo bom desempenho dos suplentes Carlos Avalone e Saturnino Masson, que somaram preciosos votos, garantindo a permanência de Wilson Santos no parlamento estadual. 

Em 2018, pelo menos 8 outros candidatos tiveram mais votos do que Wilson Santos mas não foram eleitos, graças a legislação eleitoral que prevê o sistema proporcional de eleição. Vale ainda ressaltar que na oportunidade, Wilson tinha apoio total do governo do estado, onde chegou a comandar a Secretaria de Cidades, e ao entregar a pasta, deixou sua sucessora, que claro, apoiou sua candidatura.

Em 2022, Wilson deve enfrentar sua última disputa eleitoral, conforme ele tem confessado a amigos próximos, quando deverá encontrar muita dificuldade para ser reconduzido ao cargo, dado o abandono de fiéis companheiros e a dificuldade em formar um bom grupo, em virtude do descrédito que tem acumulado. 


REPROVADO NAS URNAS

Em 2020 Wilson Santos lançou seu irmão Elias Santos candidato a vereador em Cuiabá pelo DEM. A jogada  do galinho (apelido do deputado) em colocar seu irmão na sigla do governador não foi inteligente ao ponto de evitar um grande fiasco nas urnas. O partido conseguiu apenas uma cadeira, conquistada pela candidata Michelly Alencar, que obteve 2.841 votos. Elias Santos, irmão de Wilson Santos obteve o fiasco de 1.143 votos, sentenciando a reprovação do deputado nas Urnas, o que tem deixado Wilson desesperado, a procura de uma sigla que lhe acolha e lhe salve, uma missão "quase" impossível.  


Nenhum comentário