Vacina que governo de MT comprou é autorizada pela Anvisa - Confira quem não deve tomar

A Anvisa autorizou a importação da vacina russa Sputnik; MT comprou 1,2 milhão de doses


 Sexta-feira, 05 de Junho de 2021 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou na noite desta sexta-feira (04), durante a 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação e o uso das vacinas Convaxin e Sputnik V no Brasil. Mato Grosso foi um dos estados que comprou 1,2 milhão de doses da vacina russa.

Porém, a provação em caráter excepcional deve ser correspondente a 1% da população, ou seja, no Brasil, corresponde a 4 milhões de doses. O Governo de Mato Grosso deve se manifestar sobre a decisão.

“Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses”, disse Alex Machado Campos, diretor da agência.

Além de Mato Grosso, outros 16 estados compraram um total de 66 milhões de doses. Os processos de importação da Sputnik avaliados hoje são dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí - a aprovação representa um significativo avanço no processo de aquisição para MT.

Anteriormente, o governador Mauro Mendes (DEM) já havia afirmado não ter desistido da importação da vacina, aprovada em várias agências de saúde de países do mundo.

"Não desistimos da compra. Existe um grupo de técnicos, são vários estados, foi criada uma comissão tanto do campo jurídico, nosso procurador está acompanhando isso. Tanto do campo técnico e cientifico para tentar atender a burocracia que a Anvisa criou para chegar essa vacina no Brasil”, afirmou.


Quem não deve tomar

"Essa vacina não deverá ser utilizada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, grávidas, lactantes, menores de 18, mulheres em idade fértil que querem engravidar, enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia", disse Gustavo Mendes – gerente geral de medicamentos da Anvisa.

Pessoas que tenham recebido outra vacina contra Covid-19, febre, HIV, hepatite B ou C, que tenham se vacinado nas 4 semanas anteriores, tenham recebido imunoglobulinas ou hemoderivados 3 meses antes, tenham recebido tratamentos com imunossupressores, citotóxicos, quimioterapia ou radiação 36 meses, tenham recebido terapias com biológicos incluindo anticorpos anticitocinas e outros anticorpos.

Ao todo 17 estados compraram 66 milhões de doses. Mato Grosso adquiriu 1,2 milhão. O processo analisado pela Anvisa, porém, são referente aos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí - a aprovação representa um significativo avanço no processo de aquisição para MT.


Nenhum comentário