Redução no abate de gado de MT - Queda no consumo em frigoríficos de registram ociosidade de 34,9%

 As regiões que mais colaboraram para esse cenário, registrando  decréscimos, foram a médio-norte e a centro-sul


 Quarta-feira, 05 de maio de 2021 

O abate total de gado diminuiu totalizou 342,55 mil cabeças em Mato Grosso, segundo dados reportados pelos frigoríficos ao Imea

Com a redução no abate de gado e a queda no consumo da população, por conta do aumento do preço da carne, os frigoríficos estão com uma taxa de ociosidade de 34,9% em Mato Grosso, segundo dados do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os dados do Imea são diferentes dos órgãos de inspeção oficial que apontaram ociosidade de 60,4%, ante os 34,9% levantados pelo instituto.

O abate total de gado diminuiu totalizando 342,55 mil cabeças em Mato Grosso, segundo dados reportados pelos frigoríficos ao Imea. “Vale destacar também que as regiões que mais colaboraram para esse cenário foram a médio-norte e a centro-sul, que registraram decréscimos de 24,99 e 17 pontos percentuais, respectivamente, na utilização dos frigoríficos”, explica o instituto em nota.

O preço da carne elevado também tem reduzido o consumo pelas pessoas. Alguns cortes tiveram o aumento aos consumidores de mais de 50% de 2020 para 2021.

De acordo com o Imea, a perspectiva é de que tenha havido aumento na oferta de animais em abril devido à proximidade da estação seca, o que força o pecuarista a escoar os animais prontos para abate sob risco de haver perda de peso do rebanho.


Nenhum comentário