Pazuello obrigou soldado evangélico a puxar carroça no lugar de cavalo

O soldado que era Evangélico e Negro, teve de puxar a carroça com o outro soldado em cima, "sob-gargalhadas do quartel.”


 Domingo, 30 de Maio de 2021 

No dia 11 de janeiro de 2005, o então tenente-coronel Eduardo Pazuello (hoje General) obrigou um soldado evangélico a puxar uma carroça no lugar do cavalo como forma de castigo por suposta indisciplina.

Segundo reportagem do Estadão, Pazuello comandava o quartel do Depósito Central de Munições do Exército, em Paracambi (Rio de Janeiro), “quando viu dois soldados passarem em uma carroça”. 

“Julgou que estavam velozes demais, que maltratavam o equino, e quis lhes dar uma lição. Mandou parar, desatrelar o animal, e determinou que o recruta Carlos Vítor de Souza Chagas, um jovem evangélico e negro de 19 anos, substituísse o cavalo. O soldado teve de puxar a carroça com o outro soldado em cima, enquanto o quartel assistia à cena, às gargalhadas.”

Ao ser questionado por que Pazuello fez isso, o ex-soldado disse ao Estadão acreditar em racismo. Na época, a defesa do Militar usou depoimentos de outros militares para atestar que o ex-ministro não quis impor maus-tratos ao soldado. Claro, não impôs maus-tratos, apenas humilhou o jovem evangélico negro.


Nenhum comentário