Fechamento do Centro de Triagem na Arena Pantanal inicia gradativamente a partir de sábado

Secretário diz que já deu tempo de Cuiabá e Várzea Grande se organizarem na atenção básica para atender os contaminados


 Terça-feira, 11 de maio de 2021 

O atendimento no Centro de Triagem para covid, na Arena Pantanal, está com os dias contatos. Neste sábado (15), o local estará fechado e abre as portas apenas em dias de semana. Posteriormente, o funcionamento será em datas alternadas, até que suspenda total funcionamento, como informou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista ao programa Tribuna, na Rádio Vila Real, nesta terça-feira (11).

O gestor informou que a procura pelos serviços no centro caíram pela metade e seguindo essa tendência o local será fechado em futuro breve. Além disso, explicou que o espaço foi criado como um socorro à atenção básica diante do alto número de casos de covid registrados e a falta de estrutura para receber os usuários da saúde pública.

“Ele não foi criado para ser perene. Já deu tempo dos municípios se organizarem na atenção básica para atender os contaminados. Cuiabá e Várzea Grande precisam assumir essa função. Vamos diminuir gradativamente os atendimentos. Nossos hospitais são para tratamento, procedimentos eletivos e estão sobrecarregados. Tem paciente que vai a Arena e de lá já vai para o hospital de tão grave que está”, destacou o secretário.

A partir de sábado já não vai mais ter agendamento. Depois só dias úteis e 3 vezes por semana até não ter nenhum atendimento. No local, são realizadas avaliação clínica, testagem para a covid, entrega de medicação e encaminhamento para hospital, caso precise.

Além da redução na procura mencionada pelo secretário, a Arena também deve ser desocupada para atender a jogos da Série A do campeonato Brasileiro. O Cuiabá, pela primeira vez, chegou ao torneio nacional e o estádio será palco de jogos.

Anteriormente, o governador Mauro Mendes (DEM) havia comunicado que estudava um novo espaço para o Centro de Triagem, mas agora a definição é para desativação do espaço.

Construída para os jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal estava abandonada até se tornar estádio multiuso. O local abriga o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), salas de aula e o Centro de Triagem, além de jogos regionais.


Nenhum comentário