Como um Pinóquio que mente sem parar, Pazuello tem diarreia e precisa de atendimento médico

O general teve uma leve indisposição (dor de barriga) durante seu depoimento à CPI da Covid que teve que ser suspensa


 Quarta-feira, 19 de Maio de 2021 

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal durante uma das pausas do seu depoimento na CPI da Covid.

Por conta disso, Omar Aziz, que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a condução da pandemia pelo governo federal, determinou que a sessão seja suspensa até quinta-feira.

Pazuello teve uma indisposição (popularmente conhecida como caganeira) e precisou receber atendimento. 

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, prestou assistência ao general.

Otto disse à CNN que Pazuello teria condições de retomar ao depoimento.

As lorotas do ex-ministro da Saúde são tão evidentes, tão vergonhosas, que ele só não sairá preso da CPI da Covid porque está protegido por um habeas corpus

Eduardo Pazzuelo é um cínico que, aparentemente, foi treinado por um desses “gerenciadores de crises” que, como abutres, gravitam em torno do poder. Essa gente ensina, basicamente, os clientes a dizer lorotas sem corar.

O ex-ministro mente descaradamente no seu depoimento. Na parte inicial, quando foi inquirido apenas pelo relator Renan Calheiros, ele mentiu três vezes quando afirmou que a) tinha autonomia no Ministério da Saúde, nunca recebeu ordens diretas do presidente; b) o Exército não distribuiu cloroquina, remédio contra a malária, especificamente para o tratamento de Covid; c) o aplicativo TrateCov, desenvolvido para estimular o “tratamento precoce” da doença, nunca foi oficialmente ao ar.

O ex-ministro Pazuello não tinha autonomia coisa nenhuma, como ficou evidente por aquele vídeo no qual, internado no hospital para tratar de Covid, afirmou ao lado de Jair Bolsonaro que ele obedecia ao presidente, para alegria manifesta do sociopata, que já havia defenestrado Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Não foi força de expressão: Pazuello mostrou alinhamento automático com o negacionismo assassino do presidente da República. Se teve autonomia, foi para seguir o chefe sem qualquer hesitação ou dor na consciência.

Jair Bolsonaro mandou o Exército ampliar a fabricação de cloroquina para o “tratamento precoce” da doença em março de 2020, ainda sob a gestão de Luiz Henrique Mandetta. A distribuição do medicamento para ser usado contra a Covid foi mantida mesmo depois de comprovada a ineficácia da cloroquina no combate à doença, já com Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde.

A historieta de que o aplicativo TrateCov nunca foi oficialmente ao ar é coisa de Pinóquio sem vergonha. A TV Brasil finalmente teve alguma serventia, ao deixar registrada uma reportagem sobre o lançamento do aplicativo feito “para agilizar o atendimento de pacientes com sintoma de Covid e para garantir o tratamento precoce”.

Sobre o colapso da saúde em Manaus e outras cidades do estado do Amazonas que sofriam com fala de oxigênio, em janeiro, Eduardo Pazuello afirmou que foi avisado tardiamente sobre a situação. Ainda que tenha sido assim, e há sérias dúvidas a respeito, um ministro da Saúde digno desse nome, integrante de um governo digno desse nome, teria trabalhado em coordenação com os secretários de Saúde dos estados, antecipando-se a problemas, diante da pior emergência sanitária dos últimos cem anos.

Quanto às ofertas da Pfizer para a compra da vacina produzida pela farmacêutica, Eduardo Pazuello disse que respondeu às seguidas propostas, mas que as cláusulas eram “assustadoras”. Que se faça uma acareação com o dirigente da Pfizer que prestou depoimento à CPI da Covid, mas o meu palpite é que assustador será ver o nariz de Pazuello crescer em público. 

O ex-ministro também afirmou que nunca recebeu ordens para desfazer acordos com o Instituto Butantan sobre o fornecimento da Coronavac. Foi desmentido elegantemente por Dimas Covas, diretor do instituto, que tem o calendário como prova e, convenhamos, basta pesquisar o noticiário do ano passado sobre o desdém de Jair Bolsonaro pela “vachina do Doria”, para verificar que o ex-ministro está mentindo sem corar, como ensinam os “gerenciadores de crises”.

O senhor Eduardo Pazuello, que tenta a todo custo blindar Jair Bolsonaro, só não saiu preso do seu depoimento porque o ministro do STF Ricardo Lewandowski lhe concedeu um habeas corpus.





Nenhum comentário