Cuiabá "compreta" 302 anos e atinge a valorização do linguajar local por meio das redes sociais

 ARTIGO 

Historiador e analista político Suelme Fernandes


Cuiabá completa, neste dia 8 de abril de 2021, 302 anos. A Capital do estado de Mato Grosso carrega nesses exatos três séculos e dois anos fortes traços da cultura regional no aspecto histórico, gastronômico e musical. No sotaque não é diferente. Nos útlimos anos, produtores de conteúdo ganharam destaque unindo humor ao “cuiabanês” e, com isso, o linguajar vem sendo ressignificado. 

O historiador e analista político, Suelme Fernandes, explica que o falar cuiabano passou por um período de preconceito linguístico enorme, a partir da onda migratória dos anos 70/80 e do uso em escala de aparelhos de TVs e das novelas.

De acordo com o especialista, apesar do pouco espaço, o linguajar cuiabano conseguiu quebrar essa barreira. Aos poucos, gastando destaque, o cuiabanês conseguiu descartar então o que muitos especialistas previam: a sua própria extinção.

“A questão da extinção da língua é uma coisa muito séria. Não existe extinção de língua, de dialeto, ela está muito viva. O cuiabano na rua tinha um jeito de falar a partir da década de 60 sofreu muito descriminação, mas preservou no ambiente doméstico. O linguajar não morreu, quem morre são as pessoas”, afirmou em entrevista à rádio CBN Cuiabá.

Suelme comenta que o linguajar cuiabano está sendo ressignificado e ganhou notoriedade principalmente entre os jovens que estão conectados nas redes sociais. “Uma forma de manter isso é por meio das mídias digitais onde tem uma série de influenciadores digitais que trabalham diretamente de forma bem-humorada que ajuda a fortalecer a cultura. O nosso linguajar é muito próprio, divertido e está sendo ressignificado”, comenta.  


 "Cuiabanês" nas redes sociais

O publicitário e digital influencer, José Didier Provenzano, de 35 anos, mais conhecido no Instagram como “Xomano que mora logo ali”, produz conteúdos com o sotaque raiz. Ele já tem mais de 108 mil seguidores na página que compartilha sátiras sobre diversos bairros e situações que acontecem em Cuiabá com uma pitada especial: o humor.

Criado no bairro Cohab Nova, na região do Porto, na Capital, Xômano criou a página em 2014. A inspiração para o conteúdo vem de fatos que marcaram a infância e adolescência do influencer, sempre cercado por elementos que fazem parte da cultura regional. Atualmente, a página de humor é a principal fonte de renda do publicitário. 

“Eu pego referências da minha vida e transformo na linguagem da Internet e com isso acabo fortalecendo a questão da cultura regional com o humor. Por conta da forma como abordo as situações,  a cultura vai se ressurgindo, dando uma nova roupagem e atingindo pessoas das novas gerações que estão nas redes sociais”, comentou ao HNT.

Ele ressalta que no início da página sofreu com o preconceito dos próprios cuiabanos e mato-grossenses pelo dialeto. “No começo [da página] o pessoal de Cuiabá tinha um pouco de vergonha em falar o cuiabanês, mas hoje, até mesmo por ter surgido outras páginas fomentando a nossa cultura pela internet, o pessoal começou a gostar e se identificar com a língua”, ressalta.


Humor no tratamento contra o câncer

Publicitário e digital influencer 'Xomano que mora logo ali'


Xômano relata que em abril de 2020, logo no início da pandemia, foi diagnosticado com um tumor na região da virilha. Ele ressalta que durante o processo de quimioterapia, o humor foi um remédio essencial no tratamento da doença. “Ou seja, foram duas situações que mexeram bastante comigo, mas o humor foi o meu melhor remédio”.

No entanto, o produtor de conteúdo diz que esse período foi bastante importante para o seu crescimento pessoal e profissional. “Eu vejo que foi uma lição, hoje eu sou uma pessoa completamente diferente de quando eu era antes. Já estou em remissão e fazendo apenas o acompanhamento periódico, mas graças a Deus consegui superar e continuar com o meu trabalho”, relatou.

Entre umas das publicações do "Xômano" é um desafio musical em que a pessoa não deve fazer nenhum movimento ao som de lambadão, um estilo musical tradicional na Capital (veja abaixo). 

O produtor de conteúdo Marcus Paulo de Faria Valentin, o Marquinhos, é idealizador do blog "Experimentando por aí". Por meio das redes sociais, ele compartilha experiências como comidas, bebidas, lugares, músicas, sotaques e outras coisas.

Marquinhos é natural de Alto Araguaia, região Sul do estado, mas ainda recém-nascido voltou para Cuiabá. “Eu era diretor de criação de uma agência de publicidade e fui muito incentivado por colegas para abrir um blog e compartilhar minhas experiências pessoais”, conta.

Marcus Paulo criador do Experimentando por aí 


Na Internet, ele compartilha receitas dos mais variados tipos. No Instagram,  o @experimentandoporai conta com 36,2 mil seguidores e no Youtube 1,97 mil inscritos. "É uma questão de valorizar a cozinha regional. Inclusive, nessa semana vamos lançar a receita de uma comida típica que só encontra em Cuiabá e iremos compartilhar no domingo".

Marquinhos admite que enquanto adolescente tinha vergonha de falar com o sotaque cuiabano, mas logo percebeu a importância de sempre manter as origens.

“Com a questão do sotaque, na verdade, quando mais novo, eu tinha um certo preconceito, eu tentava tirar o sotaque, mas depois eu percebi e passei a ter muito orgulho do nosso sotaque, da nossa cultura e decidi incorporar isso no blog”.


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