Secretário de saúde de MT pede socorro por vagas de UTI a outros estados: "Socorro, colapsamos"

Antes da pandemia chegar neste nível crítico, a transferência de pacientes entre estados era comum. O Brasil enfrenta um colapso geral.


  Domingo, 07 de março de 2021  

Neste domingo (7), o jornal Folha de S. Paulo divulgou uma conversa que ocorreu no WhatsApp, do grupo dos secretários de saúde dos estados do Brasil, no qual o secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo diz aos colegas que o sistema mato-grossense entrou em colapso. Na mensagem ele pede socorro para que os coleas atendam os mato-grossenses pacientes de covid-19 .

 Figueiredo afirma estar precisando urgente de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), mas a situação foi desanimadora e preocupante. A maioria dos colegas disse que não teria como ajudar. 

"Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum Estado pode auxiliar com vagas de UTI?", escreveu o secretário.

Seus colegas responderam estar na mesma situação. Amapá disse que bateu 90% e Tocantins 99%. Rio Grande do Sul e Goiás afirmaram não ter vagas. Mato Grosso do Sul, explicou que está com 94% de ocupação. 

Antes da pandemia chegar neste nível crítico era comum a transferência de pacientes entre estados, o que não é mais possível. O Brasil enfrenta um colapso geral.

Nenhum comentário