Portugal é o 14º país a suspender a vacina de Oxford que Bolsonaro investiu 2 Bilhões

A aplicação da AstraZeneca/Oxford foi paralisada em alguns países após relatos de coágulos sanguíneos em pacientes que tomaram a vacina


  Segunda-feira, 15 de março de 2021  

Portugal suspendeu temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca contra covid-19 nesta segunda-feira, seguindo os passos de vários outros países europeus em meio a preocupações com possíveis efeitos colaterais graves.

Anteriormente, Espanha, França, Alemanha e Itália juntaram-se a Dinamarca, Noruega e outros na suspensão do uso da vacina após relatos de coágulos sanguíneos em alguns pacientes que tomaram a vacina. Antes disso, países como Holanda, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Islândia, Bulgária, Luxemburgo, Romênia, Estônia e Lituânia também suspenderam a aplicação nos últimos dias.

Graça Freitas, chefe da autoridade sanitária DGS, disse em entrevista coletiva que embora os efeitos colaterais sejam "extremamente graves", são "extremamente raros", acrescentando que nenhum caso desse tipo foi registrado em Portugal até agora.

O Presidente Jair Bolsonaro assinou dia 6 de agosto de 2020 uma MP para liberar R$ 2 bilhões para a vacina de Oxford 

O documento constava que os recursos seriam destinados à Fiocruz, que tem acordo com a farmacêutica AstraZeneca para compra de lotes e transferência de tecnologia

Nenhum comentário