A um ano, Bolsonaro disse na Record que total de mortes por Covid-19 não chegaria a 800 (Vídeo)

 O País chegou nesta segunda-feira 22 à marca de 295.685 óbitos pela doença.


  Terça-feira, 23 de março de 2021  

Há precisamente um ano, (22 de março de 2020) o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista à RecordTV sobre a Covid-19. À época, ‘projetou’ que o total de vítimas fatais da doença no Brasil não chegaria a 800.

“O número de pessoas que morreram de H1N1 no ano passado foi na ordem de 800 pessoas. A previsão é não chegar a essa quantidade de óbitos no tocante ao coronavírus”, disse o presidente naquele dia.

No dia 1º de março deste ano, Bolsonaro, apesar de sucessivas declarações que não se comprovaram, afirmou a apoiadores na porta do Palácio da Alvorada: “Desculpe aí, pessoal, não vou falar de mim, mas eu não errei nenhuma desde março do ano passado. E não precisa ser inteligente para entender isso. Tem que ter um mínimo de caráter. Agora só quem não tem caráter que joga o contrário”.

O Brasil chegou nesta segunda-feira 22 à marca de 295.685 mortes por Covid-19, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.383 óbitos.

Os casos confirmados registrados pelo Ministério da Saúde alcançavam 13.562.176 . O ministério, porém, tem informado que o número real de casos tende a ser maior, já que só pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos represados à espera de confirmação.

Bolsonaro tem minimizado a pandemia do novo coronavírus em suas falas, tendo já chamado a doença de gripezinha, brincando e fazendo piadas, boicotou a compra de 100 milhões de doses da vacina Pfizer que já poderia ter minimizado o mal que perdura, além de passar 4 meses menosprezando a vacina do Butantan (CoronaVac) de SP, a mesma que tem salvado a situação do país. 

O presidente que não consegue passar 3 dias sem promover uma aglomeração, também passou um ano indicando o uso de medicamentos sem comprovação de eficácia pela ciência. Hoje, o hospital da Clínica apresentou 5 casos de busca por transplante do fígado com pacientes que tomaram o kit sugerido pelo presidente, entre os 5, 3 morreram.  

Ainda em 2020, no dia 26 de março, Bolsonaro disse que o contágio pela Covid-19 no Brasil não seria como nos Estados Unidos porque, segundo ele, não acontece nada com o Brasileiro. No mesmo dia, o presidente disse que o brasileiro deveria ser estudado porque mergulha no esgoto e não pega nenhuma doença.


 Veja Vídeo 



Nenhum comentário