Sindicato faz vistoria das condições de trabalho nas secretarias de Mato Grosso

A morte de um Analista da SEFAZ na semana passada por complicações da COVID 19, causaram revolta e tristeza entre os servidores


 Terça-feira, 09 de fevereiro de 2021 

A Diretoria do SINPAIG, sindicato que representa os servidores da área meio do Governo do Estado, vem fazendo uma série de vistorias técnicas nas Secretarias, para averiguar se os gestores estão cumprindo com o decreto do Governador, que impõe obrigações sobre distanciamento e regras para garantir a segurança e saúde dos servidores nos órgãos públicos. 

O sindicato alega que tais medidas são fundamentais para garantir a saúde e a vida dos servidores da categoria. O presidente do SINPAIG, Sr Edmundo César, relatou que a morte de um Analista da SEFAZ na semana passada por complicações advindas da COVID 19, causaram muita revolta e tristeza entre os servidores. “O sindicato tem recebido inúmeras denúncias de descaso de gestores para com as regras sanitárias mínimas, que garantem a segurança dos servidores nas repartições públicas nessa pandemia. É um absurdo ouvir que o chefe do servidor não tá nem aí para a vida dele” relatou Edmundo Cesar. 

Segundo o Secretário Geral do SINPAIG, o Advogado Antônio Wagner, o sindicato iniciou as vistorias técnicas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura/SINFRA na sexta-feira passada (05/02). “Começamos pela SINFRA, que atendeu primeiro nosso ofício. Mas oficiamos todos os órgãos onde temos servidores da área Meio lotados. Na SINFRA detectamos inúmeras falhas nas regras de proteção ao trabalhador, ilhas de serviço onde servidores sentam muito próximos, sem a divisão de acrílico que os separe e proteja, refeitórios muito pequenos, onde os servidores acabam se alimentando em suas próprias mesas de trabalho, falta de um local adequado de alimentação/almoço, falta de ventilação etc”, relatou o Secretário.

A visita técnica na SINFRA foi acompanhada pelo Engenheiro com formação em Segurança do Trabalho, Sr Lourival Alves e pela Técnica de Segurança do Trabalho Sra. Suzane.

Segundo o sindicato, as visitas continuarão nessa e na próxima semana e, que a partir de um relatório individualizado, por secretaria, o sindicato pretende notificar o estado sobre as deficiências encontradas e até acionar os secretários individualmente, para garantir a proteção  e a vida dos servidores da sua categoria.




Nenhum comentário