Já levei muito esporro de Botelho, diz Janaina Riva em discurso da nova Mesa Diretora da ALMT

 A nova eleição da Mesa Diretora foi realizada nesta terça-feira (23), após decisão do Supremo Tribunal Federal


 Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021 

A posse da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso liderada pelo deputado Max Russi (PSB), foi realizada de forma automática, assim que o resultado da disputa foi divulgado. Os membros da nova Diretoria da Casa de Leis, empossados, se voltaram em discursos para temas diversos, com destaque a homenagens ao ex-presidente Eduardo Botelho, nas falas dos deputados Wilson Santos e Janaina Riva.

Eleita para a 2ª secretaria, a deputada Janaina agradeceu ao ex-presidente Eduardo Botelho pela convivência dos últimos anos e por todos os ensinamentos passados a ela.

"Você não me deixou exercer o mandato só durante o período que você se afastou, você me deixou partilhar esse mandato durante esses dois anos. Eu digo para o meu marido que esse é o nosso segundo casamento", disse a deputada.

"Já levei muito esporro do Botelho. Minha experiência aqui na Assembleia, na vida pública, ela foi suprida pelas aulas que você me deu. Eu me sinto preparada porque você me ajudou a preparar", pontuou.

A deputada agradeceu ainda em nome de todas a mulheres a oportunidade que teve de ter ocupado a cadeira da presidência da Casa de Leis durante a ausência de Botelho.

Em seus discursos, todos os deputados lembraram e se solidarizaram com a situação do parlamentar Valdir Barranco (PT), que está internado em São Paulo tratando infecção pela covid-19. A nova chapa, inclusive, foi nomeada com o nome do petista.


Chapa

A composição da chapa é encabeçada por Max Russi (PSB) com os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) na 1ª vice-presidência, Wilson Santos (PSDB) na 2ª vice-presidência, Eduardo Botelho (DEM) na 1ª secretaria, Janaina Riva (MDB) na 2ª secretaria, Delegado Claudinei (PSL) na 3ª secretaria e Allan Kardec (PDT) na 4ª secretaria.


Decisão judicial

A nova eleição da Mesa Diretora foi realizada após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes que cancelou o último pleito por conta da recondução sucessiva de deputados para a chefia da Casa de Leis.  

A determinação foi proferida após pedido protocolado pelo partido Rede Sustentabildiade, que demandou a suspensão da Mesa Diretora até então chefiada por Botelho - que já estava no terceiro mandato consecutivo na presidência.



Nenhum comentário