Israel tem salto alarmante nas infecções por coronavírus entre crianças

País que está na vanguarda da vacinação tem milhares de pessoas em funeral de Rabinos importantes


 Sábado, 06 de fevereiro de 2021 

Israel é líder mundial em vacinações corona. Mesmo assim, quase 80% do país ainda é uma "zona vermelha" e agora tem 5.000 mortos. Especialmente em bairros ortodoxos, o vírus ameaça fazer vítimas.

Depois de uma reunião de gabinete repleta de discussões , o governo israelense decidiu estender o bloqueio rígido até a manhã de domingo. No início desta semana, o bloqueio também foi estendido por quatro dias "no meio da pior onda de contaminação", como escreveu o Ynet News .

Israel está agora muito à frente de outros países com a vacinação de mais de 3.360.000 cidadãos (quase 36 por cento da população total ). No entanto, uma média de 7.000 novas infecções por dia ainda foram contadas nos últimos dias. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que Israel ultrapassou "o  marco sombrio  de 5.000 mortes", como o chamou o jornal Haaretz  . “Com um número ainda mais frustrante de infecções, Israel está descobrindo os limites da vacinação ” , observa o Times of Israel . Dados do Ministério da Saúde indicam "que quase 80 por cento de Israel é uma  'zona vermelha '."


crianças

Existem vários fatores que contribuem para isso. Por exemplo, o Ynet News relatou "um salto alarmante nas infecções por corona entre crianças", com base em dados da Associação Israelense de Pediatria. "A alta taxa de infecção entre crianças está se espalhando para uma idade cada vez mais jovem e também para recém-nascidos", disse o Prof. Tzachi Grossman, chefe da associação. "Tudo vem de novas mutações, incluindo a variedade britânica que tememos ser mais mortal do que o vírus original."

Outra causa, que está atraindo muita atenção em Israel, é o alto nível de infecção entre os haredi, judeus ultraortodoxos que vivem juntos em grandes famílias em comunidades bastante fechadas. Houve muitos confrontos violentos entre judeus Haredi e a polícia nas últimas semanas, já que várias comunidades residenciais se recusaram a cumprir as regras de bloqueio. Imagens das colisões e do ônibus  em chamas na cidade de Bnei Brak dominaram a imagem na mídia israelense por dias, incluindo o Haaretz de  sexta-feira . A presença de muitos milhares de judeus Haredi (todos homens) nos funeraisde dois rabinos importantes, no último domingo, chamou a atenção. No primeiro funeral, do Rabino Meshulam Dovid Soloveitchik, havia 15.000 pessoas, segundo a polícia, no segundo, do Rabino Yitzchak Aryeh Scheiner, poucas horas depois, havia "milhares de novo". Os dois rabinos morreram de corona e Scheiner insistiu antes de sua morte para não comparecer ao funeral e seguir as regras.

Mas muitos judeus Haredi ignoram as medidas. As consequências são claras: agora, um em cada quatro pacientes corona é da comunidade ultraortodoxa, enquanto isso representa apenas 12% da população. A firme convicção dos ultraortodoxos Haredis foi um obstáculo para a intervenção da polícia, explicou o comandante da polícia Assi Aharoni ao Ynet na terça-feira. A polícia disse que conseguiu bloquear mais 60 ônibus a caminho do primeiro funeral, mas decidiu não intervir no próprio funeral " para evitar derramamento de sangue ". “Se a polícia os dispersasse à força, centenas teriam sido pisoteados”, disse Aharoni.

A atitude do haredi também tem ramificações políticas. O vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa, Benny Gantz, exigiu que o bloqueio fosse relaxado porque disse que não faria sentido dessa forma, enquanto muitos cidadãos e empresas estão se desesperando com isso. A partir de domingo, os israelenses poderão comprar comida em restaurantes e cafés, estar a mais de mil metros de suas casas e usar serviços individuais, como dentista e cabeleireiro. Os parques nacionais também estão reabrindo e as "famílias nucleares" podem voltar a morar com café da manhã. A reabertura de escolas ainda está em discussão. Mas o primeiro-ministro Netanyahu ainda mordeu Gantz por sua exigência de relaxamento: "Você condena muitos israelenses a  uma morte terrível ."

Mas Gantz é apoiado em sua opinião pelo diretor do Centro Médico Sourasky de Tel-Aviv, Prof. Ronni Gamzu. Ele foi o líder da luta contra o coronavírus no pico anterior. Gamzu  criticou os aviões cheios de turistas de e para Dubai no Jerusalem Post na quinta - feira . Casais ortodoxos que queriam se casar realizaram um grande casamento em Dubai  após os acordos entre Israel e os Emirados Árabes Unidos , que se tornaram mais difíceis em Israel devido à intervenção policial. O Aeroporto Ben Gurion está agora fechado para quase todos os voos e esse encerramento foi prorrogado  até 21 de fevereiro na sexta - feira . As passagens de fronteira também permanecem fechadas.


Antivaxers

Vacinar todos os israelenses é a única maneira pela qual o vírus pode realmente ser repelido, afirmam os diretores dos  sete maiores hospitais de Israel em um comunicado conjunto. 'Antivaxers' tentam prevenir isso ao se inscrever para a vacinação e depois não comparecer, então a vacina descongelada tem que ser jogada fora. É justamente na comunidade haredi que circulam falsos relatos sobre a vacina. O Ministério da Saúde agora quer denunciar esses 'anti-impostos' e pediu ao Facebook para bloquear contas com informações falsas, para que o declínio da vacinação possa começar novamente. 


Nenhum comentário