Análise em 15 minutos - Estado adota novo teste de covid-19 considerado mais preciso no resultado

O teste que é realizado por antígeno, extraída com o swab, é de alta qualidade, mais eficiente que o teste rápido do sangue


 Quarta-feira, 03 de janeiro de 2021 

O Centro de Triagem da covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, iniciou nesta quarta-feira (3) a aplicação do novo teste de detecção do coronavírus. A nova modalidade de testagem tem mais de 90% de sensibilidade e é feita por pesquisa de antígeno, que atesta o resultado em 15 minutos e é considerada ideal para o diagnóstico da doença.

Para a realização do teste por antígeno, é extraída com o swab (espécie de cotonete) uma secreção da nasofaringe e colocada em solução de soro. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em minutos o resultado está pronto. 

“Esse teste é de alta qualidade. Por meio dele, vamos diminuir a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos, pois a assertividade dele é muito maior”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da capacitação dos novos testes do Centro de Triagem, Emily de Oliveira, a mudança no protocolo de testagem é positiva e garantirá rapidez e efetividade aos resultados.

“O novo teste é mais eficiente que o teste rápido do sangue justamente porque é colhido o antígeno, que é liberado durante a fase inflamatória da doença. É importante ressaltar que a fase inflamatória ocorre no período em que o paciente está transmitindo o vírus”, explicou.

O supervisor administrativo do Centro de Triagem, Ênio de Souza, ainda esclareceu que foi necessária uma série de adaptações à estrutura móvel da unidade, tendo em vista a segurança dos trabalhadores, pois a manipulação do swab expõe mais os profissionais que aplicam os testes. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também anunciou que todos os trabalhadores do Centro de Triagem serão imunizados contra a covid-19. 

“Aumentamos e reestruturamos as cabines de testagem. Tínhamos 15 e agora temos 25 boxes para poder agilizar o atendimento porque esse teste tem um processo um pouco diferente do antigo, mas ele tem uma eficácia muito maior e também é rápido”, disse o coordenador.

A paciente Tânia Aparecida Barteli foi atendida pelas equipes do Centro de Triagem nesta quarta-feira e elogiou a mudança do teste. “Uma benção não ter que ficar naquela angústia de esperar pelo resultado. Na policlínica a gente espera por dias e nesse período [a doença] já teve um desenvolvimento grande. A gente sai daqui do Centro de Triagem com a tranquilidade de que o resultado é exato. O Governo do Estado está de parabéns. Trabalho excepcional, as instalações são excelente e o atendimento também de excelência”.


Atendimentos

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da covid-19 completou seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença.

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 02 de fevereiro de 2021, 104.895 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.820 testaram positivo para o novo coronavírus, 57.396 tiveram o resultado negativo e 30.679 apresentaram quadro suspeito da covid-19.

Neste mesmo período, foram realizadas 7.944 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença. 


Nenhum comentário