Revista dos EUA que publicou estudo usado por Bolsonaro para defender a cloroquina desmente presidente

E conhecereis a verdade


 Terça-feira, 19 de janeiro de 2021 

O editor-chefe do “The American Journal of Medicine”,Joseph Alper, desmentiu as informações publicadas por Jair Bolsonaro em redes sociais sobre a efetividade da cloroquina no tratamento contra a Covid-19. Bolsonaro usou um artigo publicado no jornal em agosto para defender o uso do medicamento.

O presidente postou a seguinte mensagem, além do link do estudo e um comentário do jornalista Alexandre Garcia, que afirmou que o uso precoce da cloroquina estava salvando vidas no Brasil:

Estudos clínicos demonstram que o tratamento precoce da Covid, com antimaláricos, podem reduzir a progressão da doença, prevenir a hospitalização e estão associados à redução da mortalidade.

Segundo Alpert, em uma mensagem a médico brasileiro Gabriel Sanches, o artigo usado por Bolsonaro foi publicado “antes de termos bons dados sobre a cloroquina e sua ineficácia”.

 

E explicou:

 A recomendação foi baseada na observação de que, in vitro, a cloroquina inibe a replicação viral. Mas, como sabemos agora, não é eficaz uma vez que o paciente adquira a Covid. Por isso, publiquei muito pouco sobre a Covid, porque o que se sabe hoje será diferente amanhã. Você deve apontar para seus colegas que as recomendações nesse artigo são “antigas” e que os dados mais recentes não suportam essa recomendação.



Nenhum comentário