MT é o 2º estado em que a contaminação da Covid-19 mais cresce, atrás apenas do Amazonas

Em 9 das 20 unidades com leitos de UTI, a taxa de ocupação está em 90% ou mais. Em outros 4, a taxa é de 100%.


 Terça-feira, 19 de janeiro de 2021 

Depois do Amazonas, o segundo estado com maior índice de infeção pela Covid-19 é Mato Grosso.        

A crise vivida por Manaus expõe a complexidade dos sistemas de saúde e dispara um sinal de alerta para Estados que registram ritmo de transmissão elevado do vírus e números da doença acelerando rapidamente nas últimas semanas, alertam especialistas. 

Até sábado (16) em 21 dos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, o número efetivo de reprodução (Rt) da covid-19 estava acima de 1, sinalizando expansão da doença, de acordo com a ferramenta Covid Analytics, criada por professores da PUC-Rio.            

O indicador estima quantas pessoas, em média, alguém infectado contamina. Os Estados com Rt elevado devem enfrentar ritmo de contágio mais rápido nas próximas semanas, indicam especialistas.    

Com hospitais em calamidade por falta de oxigênio, o Amazonas tem o maior Rt (1,6). A ocupação dos leitos superava 90% para Unidades de Terapida Intensiva (UTIs) de covid-19 até o dia 15, último dado da Secretaria de Saúde.    

Em Mato Grosso, que tem o segundo maior Rt (1,35), a taxa média de ocupação das UTIs da rede estadual estava em 70,84% ontem, muito acima dos 50,87% de 1º de janeiro. Em nove das vinte unidades com leitos de UTI, a taxa de ocupação está em 90% ou mais, enquanto em outros quatro hospitais, é de 100%. 



 Digoreste News, com Diário de Cuiabá 


Nenhum comentário