Existe vida depois de Trump para o Partido Republicano e seus adoradores cristãos?

ARTIGO


 Sábado, 16 de janeiro de 2021 

Grande parte do Partido Republicano ainda está em negação, mas a escolha a favor ou contra Trump divide o partido. Os jovens políticos estão mostrando um caminho diferente, inclusive para os líderes da igreja que apoiaram Trump.

Nancy Mace ficou muito abalada em 6 de janeiro. A jovem política republicana e apoiadora de Trump trouxe seus dois filhos  com ela para começar como um novo membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos no domingo, 4 de janeiro. Ela os mandou para casa na Carolina do Sul em 5 de janeiro. Para sua segurança. Mace sentiu instintivamente em Washington como a retórica de "O Roubo", o mito das eleições roubadas, realmente era perigosa. Um dia depois, ela teve que se esconder para salvar sua vida. Desde então, ela tem uma mensagem: 'Temos que reconstruir o nosso partido. Isso não é o que somos . '

Mas foi exatamente o que o Partido Republicano se tornou: uma casa profundamente dividida, onde as críticas a Trump poderiam significar o fim de uma carreira política. Alguns ousaram - o senador John McCain fez isso  até que, após sua morte , seu colega Mitt Romney foi  o único republicano  a votar pelo impeachment de Trump no primeiro processo de impeachment. Na Câmara, o jovem deputado republicano Adam Kinzinger costumava ficar sozinho ao argumentar contra as teorias da conspiração de Trump .

A invasão do Capitólio também abriu os olhos de outros republicanos. Nancy Mace afirmou exatamente o que isso significa para Trump e para o partido: "Todo o legado da presidência de Trump foi eliminado ." Kinzinger, que está no Congresso há uma década, sabe que a responsabilidade não cabe apenas a Trump ou aos políticos republicanos que apóiam suas reivindicações. Os mais de 70 milhões de votos para Trump vêm de grande parte dos cristãos que o viam como uma espécie de messias em direção a um Partido Democrata sem Deus e anticristão. 

A conta de Trump no Twitter na semana passada, antes de ser banido do Twitter, teve outra aclamação típica: "Você é nosso líder eterno". “Acredito que haja  um fardo pesado sobre os líderes cristãos, especialmente aqueles que propagaram as teorias da conspiração, para conduzir seu rebanho de volta à verdade”, escreveu Kinzinger esta semana. "Só a Igreja pode realmente  derrotar um levante cristão ", citou David French, editor do The Dispatch .

Este é o ponto crucial do problema, após a era de Trump. Ele estabeleceu líderes cristãos para sua vitória política. Como resultado,  o paganismo puramente nacionalista - ao invadir o Capitólio, completo com slogans como " Valhalla, deixe alguém entrar " - foi misturado com bandeiras com o nome de Jesus. Russel Moore, presidente do Comitê Batista do Sul de Ética e Liberdade Religiosa (a maior igreja protestante nos EUA) vê a tempestade como o ponto baixo da mistura doentia de fé com a agenda política de Trump. 'As pessoas observam. As pessoas ouvem. Alguns deles  são seus filhos, ele diz aos cristãos evangélicos em seu site. Essas crianças às vezes rompem com a igreja pelo exemplo de seus predecessores e de seus pais, alertou o  especialista em ética política Peter Wehner há mais de um ano. 

Há dois meses, o mesmo aviso veio de fora da igreja e de fora da festa, pelo site de notícias de negócios Business Insider. "Trump  afastou os jovens de sua igreja  e seu impacto sobre o cristianismo pode durar mais do que sua presidência", disse o Business Insider, após conversas com jovens que muitas vezes deixaram sua igreja com dor no coração e às vezes deixaram sua própria igreja. família e círculo de amigos.

As consequências são enormes. Misturar a fé cristã com grupos de seitas atordoados e antibíblicos como QAnon diz ao mundo exterior que isso é o que o evangelho é. Isso é uma mentira e uma blasfêmia contra um Deus santo ”, diz Moore. Kinzinger descreve como ele experimentou sua tradução política: 'Eu  literal e verdadeiramente senti o mal quando o levante aconteceu. Nunca senti isso com mais força do que naquele dia. Esse engano maciço. '

Mas na reunião de inverno da Comissão Nacional Republicana no final da semana passada, que definiu o curso do partido, Trump foi saudado com aplausos e descrito como "uma força absolutamente positiva no partido". O ex-embaixador da ONU Nikki Haley foi um dos poucos a dizer que "a história vai julgar" as ações pós-eleitorais e de assalto de Trump.

Por enquanto, nenhuma reflexão e conversão reais parecem ser esperadas do Partido Republicano. Como diz Kinzinger, isso coloca um fardo pesado sobre os ombros dos pastores cristãos. Isso começa, segundo French, por não ver mais o vizinho da igreja como um inimigo se ele fizer uma escolha política diferente. 'A história do contador deve vir de dentro . O New York Times  não vai dissipar essa febre. Mas os bravos cristãos que amam a Cristo e Sua Igreja têm uma chance. ”




 Jan van Benthem 

Nenhum comentário