Em dois hospitais de MT, UTI's para Covid já operam acima da capacidade

Em várias outras unidades médicas públicas aproxima-se o limite máximo de ocupação


 Sábado, 16 de janeiro de 2021 

A taxa de ocupação das UTIs públicas em Mato Grosso continua a crescer de forma significativa, chegando a 67,77% da capacidade. Em Cuiabá, o Hospital Universitário Júlio Muller já opera acima da lotação. Com oito leitos para pacientes com Covid-19, a unidade tem nove internados. 

Na Capital, o Hospital Estadual Santa Casa possui sete das 20 vagas disponíveis na UTI. 

O maior contingente de leitos está no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, que atualmente está na fase amarela. Na unidade, 43 pacientes estão na UTI, restando 37 vagas. 

Em Cuiabá, o Hospital Municipal Sao Benedito está com 47,5% da lotação máxima, também no nível amarelo. Das 40 vagas, 19 estão sendo utilizadas.

Já em Várzea Grande, o Hospital e Maternidade Santa Rita tem apenas uma vaga. No Metropolitano Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, 78,5% (de 70 no total) dos leitos de UTI estão ocupados, representando 55 pacientes internados. 

Na quinta (14), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que, em 15 dias, Mato Grosso não deve mais ter leitos suficientes para pacientes com quadros graves da Covid-19. 


Hospitais lotados 

Em Rondonópolis (a 204 km da Capital), há duas unidades com leitos de UTI para pacientes com Covid-19, uma delas está operando além da capacidade. 

No Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, no município, eram dez UTIs. No entanto, 11 pacientes com Covid-19 estão no local. 

Na Santa Casa de Rondonópolis são apenas três leitos disponíveis. Na unidade existem 20 no total. 

O Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum (a 269 km de Cuiabá), também está com a UTI superlotada. Na unidade, que tem 20 leitos, estão 22 pacientes. 

O Hospital Regional de Sorriso (a 420 km da Capital) é um dos que atingiu 100% da ocupação. 

No Hospital Municipal Dr. Hideo Sakuno, de Juína (742 km da Capital), restam apenas duas vagas disponíveis na UTI. Já no Hospital Regional de Sinop (a 503 km da Capital), dois leitos de UTI estão desocupados até o momento.

Em Cáceres (250 km de Cuiabá), o Hospital Regional Dr. Antonio Fontes está com 70% da UTI ocupada, representando quatro leitos disponíveis.

No Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, em Tangará da Serra (a 242 km da Capital), existem 13 UTIs para pacientes com Covid-19 e dez estão sendo usadas no momento. 


Nível amarelo 

Com taxa de ocupação entre 30% e 60%, estão as unidades: Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck (em Barra do Garças), Hospital e Maternidade São Lucas (em Várzea Grande) e Hospital Regional de Água Boa. 

Apenas duas unidades estão na fase verde: Hospital Municipal Coração de Jesus (em Campo Verde) e Hospital Regional de Peixoto de Azevedo.



 Digoreste News, com Mídia News  


Nenhum comentário