Reduzir milhões de pensões, está fora de questão na Holanda

 No momento, quase todos os grandes fundos de pensão estão um pouco acima do limite de 90%.


 Terça-feira, 08 de Dezembro de 2020 

As regras para os fundos de pensão já estão sendo relaxadas na corrida para a introdução do novo sistema de pensões. Como resultado, a redução das pensões pode ser virtualmente evitada nos próximos anos.

De acordo com de Volkskrant, isso fica evidente no projeto de lei para a nova Lei de Pensões, que o Ministro Koolmees dos Assuntos Sociais, os sindicatos e os empregadores querem decidir esta semana.

Diz respeito à elaboração do Acordo de Pensões que eles celebraram anteriormente sobre um novo sistema de pensões. Nesse sistema, aplica-se um regime mais flexível à situação financeira dos fundos, mas só entrará em vigor dentro de alguns anos. Como resultado, em 2022, mais de dez milhões de pessoas correm o risco de uma redução de pensão de uma média de 10 por cento se as regras rígidas atuais forem aplicadas. Embora os fundos de pensão alcancem bons retornos, eles sofrem muito com as baixas taxas de juros com as quais devem calcular sua posição de capital.

Taxa de cobertura

No entanto, na corrida para as eleições de 17 de março de 2021, o gabinete não está muito interessado em enfrentar a ameaça de cortes nas pensões. Isso também se aplica ao movimento sindical e à GroenLinks e ao PvdA, partidos de oposição que apóiam o acordo de previdência e podem ajudá-lo a obter a maioria no Senado. O projeto de lei contém, portanto, regras de transição flexíveis para os fundos de pensão que desejam mudar para a nova pensão. Se um fundo de pensão tem um índice de cobertura de 105% ou mais, as pensões já podem ter sido aumentadas. Agora, esse limite ainda é de 110 por cento. Se o índice de cobertura for de pelo menos 95%, as pensões não precisam ser reduzidas. A proporção de financiamento é de apenas 90 por cento,

Se o índice de financiamento for inferior a 90%, 'o fundo tomará medidas em seis meses'. Isso significa que as pensões serão reduzidas, de modo que o índice de cobertura será de 90% novamente. 'O desconto incondicional para 90 por cento' pode ser distribuído ao longo dos anos até a mudança para o novo sistema. No momento, quase todos os grandes fundos de pensão estão um pouco acima do limite de 90%.

'O rácio de financiamento de 90 por cento', de acordo com o projecto de lei, 'é um limite final do qual o governo não considera desejável que os fundos de pensões caiam abaixo, tendo em vista a continuidade do sistema de pensões e a promessa do novo sistema de que pelo menos 90 por cento de seu prêmio vai para sua própria pensão. '

Desta forma, todas as partes envolvidas esperam manter suporte para o novo sistema durante sua introdução. Os fundos de pensão podem mudar assim que a lei entrar em vigor. O Conselho de Ministros e os parceiros sociais esperam que isso seja possível em 2022. Mas os fundos de pensão terão até 2026 se quiserem mudar.

O sistema futuro difere do atual em um ponto fundamental: o nível de pensão atualmente ainda conta como uma promessa. É por isso que regras estritas se aplicam aos ativos que os fundos de pensão devem ter em dinheiro. No novo sistema, as contribuições pagas e os resultados dos investimentos alcançados determinam o nível de pensão.

O interesse não desempenha mais um papel determinante nisso. Isso torna o nível final da pensão mais flexível e incerto. Em breve, os fundos poderão reduzir sua pensão se tiverem reveses financeiros, mas também poderão aumentá-los mais cedo se tudo correr bem.

Trabalhadores mais jovens

No novo sistema, todos os 'participantes' de um fundo de pensão recebem sua própria conta, na qual o prêmio é depositado.

Agora, os funcionários mais jovens subsidiam indiretamente o acréscimo de pensão dos colegas mais velhos. Isso não se aplica se todos salvarem para si mesmos. Os funcionários mais velhos são compensados ​​pela perda do subsídio com um prêmio extra que todos pagam. Isso pode ser 3% do salário sobre o qual a pensão é acumulada por dez anos.

A proposta mostra que a contribuição normal para a pensão não pode exceder 30% do salário sobre o qual a pensão é acumulada. Isso se baseia em um retorno de 1,5%, segundo o qual, após 42 anos de trabalho, de 25 a 67 anos, a pensão pode chegar a 80% do salário médio recebido


Nenhum comentário