Eclipse do sol poderá ser visto nesta 2ª em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Lucas, e mais cidades de MT

Cidades situadas mais ao norte como Guarantã do Norte, Alta Floresta e  Aripuanã, não poderão observar esse eclipse


 Sábado, 12 de Dezembro de 2020 

Nesta segunda-feira a partir das 12h, o eclipse parcial do sol poderá ser observado por moradores de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Lucas do Rio Verde, Vila Bela da Santíssima Trindade, Água Boa entre outras cidades de Mato Grosso.

De acordo com a professora doutora em astronomia pela Universidade de São Paulo (USP), Telma Cenira Couto da Silva, em quase todo o Brasil a cobertura total do sol será parcial. Já numa estreita região do Pacífico, passará por uma pequena área do Chile e Argentina e alcançará uma faixa do Atlântico, e será total.

“No Brasil, abaixo de uma linha imaginária que passa ao norte de estados das regiões norte, centro-oeste e nordeste, um eclipse solar parcial poderá ser observado. 

Em Mato Grosso, cidades situadas mais ao norte como Alta Floresta, Aripuanã e Guarantã do Norte, entre outras, não poderão observar esse eclipse parcial do Sol, porém, ele será observável em Cuiabá, e, as localidades mais ao sul do estado, como Rondonópolis, terão uma melhor visibilidade do fenômeno”, afirmou Silva, anteriormente.

Ela detalhou ainda que o próximo eclipse solar que será visível no Brasil ocorrerá em 14 de outubro de 2023 e será um eclipse solar anular, ou anelar. 

“Nesse tipo de eclipse o disco solar fica quase todo coberto pela Lua, exceto por suas bordas, e o fenômeno é conhecido como “anel de fogo”. É um espetáculo no céu muito bonito. 

O eclipse solar anular será visível numa faixa que passará pelo Brasil e cortará alguns estados do norte e nordeste. Moradores de duas capitais brasileiras, Natal e João Pessoa, conseguirão observar o fenômeno. 

Moradores de outras capitais, como Manaus, por exemplo, só observarão um eclipse solar parcial, mas o eclipse solar anelar será visível em cidades ao sul do Amazonas, como na região de Canarana, por exemplo, e, além do Amazonas, em outras localidades dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (Araripina, como exemplo). 

Ao contrário do eclipse solar do dia 14 deste mês, nesse eclipse do Sol a região do Brasil mais ao norte será privilegiada”.

“É sempre importante lembrar que a observação de um eclipse solar exige cuidados especiais. Nunca observe o Sol diretamente sem equipamentos apropriados. 

Conforme já escrito anteriormente, “a observação de um eclipse do Sol sem um filtro solar apropriado pode queimar a retina e causar cegueira, ou, a destruição do campo visual. 

Quem não tiver um equipamento adequado não deve observar o fenômeno! Jamais use telescópios, binóculos e máquinas fotográficas sem um filtro solar para a observação de qualquer evento relacionado ao Sol.  

Uma outra opção para a observação direta do disco solar, citada por vários sítios de divulgação de Astronomia, é a utilização de um vidro de máscara soldadora número 14, no mínimo. Mas, mesmo com um equipamento apropriado, não se deve observar o Sol por mais de 15 segundos por vez e é necessário intercalar mais de um minuto entre as observações”, apontou Telma Cenira.




 Digoreste News, com Só Notícias  

Nenhum comentário