Com apoio da Aeronáutica, Ibama resgata corpo do coronel morto na queda de helicóptero em MT

O acidente ocorreu quando sobrevoava a região do Pantanal, em Poconé MT, na última segunda-feira. 


 Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020 

A assessoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou, há pouco, que o corpo do piloto Mauro Tadeu da Silva Oliveira, de 54 anos, foi retirado, esta manhã, do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, próximo a Porto Jofre, no município de Barão de Melgaço (113 km de Cuiabá). Ele foi levado até Hangar do Ciopaer na capital, analisado por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) e liberado para ser trasladado e sepultado, no Estado do Pará, onde reside a família.

“A demora para retirada do comandante deu-se por conta da aeronave ter caído em uma região lamacenta, o que dificultou o resgate. Uma aeronave da Aeronáutica chamada Black Hawk, que consegue carregar até quatro toneladas fará a retirada do helicóptero do Ibama – que pesa 1,2 mil quilos”, consta no trecho da nota.

A ação foi resultado de uma força tarefa que envolve o Centro de Operações Aéreas (Coaer) do Ibama, a Aeronáutica, uma empresa de Táxi Aéreo, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Mato Grosso e o Corpo de Bombeiros Agora, as causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigações da Aeronáutica (Cenipa).

O acidente com o helicóptero ocorreu quando sobrevoava a região do Pantanal, em Poconé, Mato Grosso, na última segunda-feira. A aeronave só foi encontrada, ontem pela manhã.

O piloto decolou de Porto Jofre, junto com mais três tripulantes, para combater um incêndio no Pantanal Mato-grossense. Como de praxe, o comandante desembarcou sua equipe no solo e passou a captar água em um corpo d’água nas proximidades para combater o incêndio na região.

Após alguns lançamentos, os tripulantes ouviram no rádio a mensagem “estou caindo”, e, em seguida, houve o ruído do impacto na aeronave no solo. Os tripulantes, isolados e sem comunicação, foram resgatados sem ferimentos após algumas horas depois do acidente.

Tadeu era morador do Pará. Ontem, o governador do estado paraense, Helder Barbalho e de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) lamentaram a morte. Ele era casado e tinha dois filhos.



Nenhum comentário