ATENÇÃO - Cuiabá tem aumento na taxa de reprodução da covid-19

 CORONAVÍRUS 


  Terça-feira, 27 de Outubro de 2020  

De acordo com o informe da 43ª Semana Epidemiológica sobre a covid-19, divulgada no fim da tarde desta terça-feira (27) pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, mostra aumento do índice que estima a reprodução do vírus na população em 0,78. Valor pouco mais elevado que das duas últimas semanas (SE 41: 0,70 e SE 40: 0,76), conforme a Gerência de Vigilância Epidemiológica do Município.

Nesta semana (SE 43), o levantamento traz que foram notificados 455 novos casos na Capital.  Uma redução de 30,6%, se comparado com a semana anterior quando registraram 656 casos novos. A gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, Flávia Guimarães, disse que Cuiabá continua tendo caso, só que a cada semana diminui em relação à semana anterior. 

"Ainda há bastante oscilação nos valores de  reprodução do vírus. Contudo, tem se mostrado inferior a 1,0 desde a SE 27 [28 de junho a 04 de julho], confirmando a redução da força de transmissão do vírus, e, se mantido nesses valores, a epidemia irá diminuir de tamanho até ser eliminada ao longo do tempo", esclareceu a gerente.

Segundo observou a gerente, a desaceleração se dá lentamente e a disseminação do vírus permanece, mas o número de infectados se espalha ao longo do tempo até cessar o número de caso. Isso, se as medidas de prevenção e controle da transmissão forem mantidas já que ainda não temos vacinas e medicamentos antivirais específicos para o tratamento da doença.

De acordo com esse último informe, Cuiabá registrou 28.393 casos de covid em residentes na Capital e 1.017 mortes, 74% dos mortos referiram a presença de comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e doença cardiovascular.


Nenhum comentário