Após troca de tiro, Polícia cancela o CPF de líder de facção criminosa no interior de MT

 Um CPF a menos 


  Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020  

A operação conjunta na manhã de hoje (08) entre as polícias Civil e Militar de Lucas do Rio Verde, sob os comandos dos delegados Marcello Maidame, Daniel Nery, e Coronel da PM Paulo Secchi (13º Batalhão), resultou em uma troca de tiros em que um indivíduo foi atingido.

Os policiais cumpriam mandados de prisão e quando chegaram na residência, no bairro Parque das Américas, foram recebidos por disparos de arma de fogo. Os agentes da lei revidaram e o indivíduo foi ferido na barriga e região do tórax, sendo socorrido e levado para atendimento médico no hospital São Lucas.

O criminoso não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.

O homem seria o chefe de uma facção criminosa conhecida nacionalmente , no qual também é apontado como envolvido no assassinato do agente prisional, Elison Douglas das Silva, 37 anos em Lucas do Rio Verde, na noite do dia 30 de junho de 2019 e vários outros crimes de homicídios ocorridos no mesmo ano.

De acordo com informações do delegado Daniel Santos Nery, o criminoso “ditava” as regras do bairro em que residia anteriormente (Téssele Junior) e tomava extremo cuidado para não ser apanhado pela polícia. Há algum tempo, o mesmo teria se mudado para uma rua no bairro Parque das Américas.

Nesta casa, foi apreendida uma pistola 9 mm (arma usada para investir contra os policiais) diversas porções de drogas e dinheiro. Um homem que também estava na residência se rendeu e foi preso.

Ainda de acordo com o delegado Daniel Santos Nery, a ação desta quinta-feira, é continuação da ‘Operação Reclusos’, que foi desencadeada no mês de agosto cujo objetivo era chegar as principais lideranças dos grupos criminosos que atuavam em Lucas do Rio Verde.

“Resolvemos fazer uma operação grande para prender as lideranças, porém, não existe vácuo no poder desses grupos e outros sempre querem assumir as posições que foram desarticuladas. E depois das outras prisões, ficamos monitorando para saber quem assumiria o comando e o suspeito vulgo (Piauí) era o novo chefe da facção”, comentou o delegado.

A partir de então, o suspeito começou a ser investigado por um crime de tentativa de latrocínio. De posse de mandado de prisão, busca e apreensão expedido pela Vara Criminal, as Polícias Civil e Militar estavam no acompanhamento do suspeito, que associados a outros criminosos, comandavam o tráfico de drogas e até crimes contra a vida.

“O suspeito em questão, era um indivíduo de difícil abordagem, dificilmente nós víamos nas ruas. No bairro Téssele Júnior, ele era acostumado a entrar na casa das pessoas sem autorização, dar “salve” (castigo) em pessoa que não cumpriam as regras que ele impunha no bairro. Então ele era muito destemido ali no bairro, mas dificilmente o víamos por ali”, completou o Nery.

Ao mesmo tempo em que a Polícia Civil dava continuidade a operação ‘Reclusos’, a Polícia Militar, sob o comando do Tenente-Coronel PM Paulo Secchi, agiu com a integração, dando sequência também, na operação ‘Ostensividade Total’, com o mesmo objetivo de fechar o cerco e prender o alvo principal no bairro Téssele Júnior.

Ao perceber que o cerco estava fechando, o suspeito morto em confronto, tempos atrás se mudou para o bairro Parque das Américas.

Após várias horas de campanas, e com os mandados em mãos, a equipe integrada de Polícias Civis e Militares, esperaram pela melhor hora para fazer a incursão, o que aconteceu na manhã desta quinta-feira.

“Então já sabíamos bastante coisas sobre a movimentação deles aqui. O suspeito que foi preso após se render, já tem passagens por roubo a banco e bastante conhecido por crimes em Lucas do Rio Verde. Ele estava no quinta, foi abordado e logo preso. O outro, muito destemido e por ter um histórico de enfrentamento contra a polícia, ele sempre foi uma ameaça às forças de segurança e damos como certo como sendo o mandante de várias ameaças, ele acabou enfrentando as forças policiais com uma arma de calibre grosso e a equipe revido a altura, com disparos que o atingiram”, finalizou o delegado Daniel Santos Nery.

Nenhum policial ficou ferido na ação, que culminou com a morte do suspeito.


Nenhum comentário