Pesquisa inédita' que aponta 79% de aprovação de Bolsonaro nunca existiu

A tal pesquisa é tão inédita que não foi realizada por nenhum instituto, apenas mais uma fake news


Bolsonaristas estão em festa. Segundo uma "pesquisa inédita", a aprovação do presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a 79%, mesmo com o abandono da agenda liberal e da anticorrupção, as alianças com o Centrão e os acordos para proteger os filhos. Só tem um probleminha: a pesquisa é tão inédita que não saiu em lugar nenhum, isto é, não foi feita por nenhum Instituto de Pesquisa conhecido. Em resumo: ela não existe!

Sim, o parágrafo acima foi uma ironia para o fato de perfis bolsonaristas terem criado uma notícia falsa dando conta de uma aprovação de 79% que não foi constatada por nenhum Instituto de Pesquisa - a menos que seja uma pesquisa que apenas apoiadores do presidente Bolsonaro podem ver. Foi o que a Agência Lupa, grupo que trabalha com a apuração da veracidade de notícias veiculadas pelas redes sociais, descobriu.

Segundo o grupo, os levantamentos mais recentes de Institutos como Datafolha, PoderData e XP/Ipespe realmente indicam avanço na popularidade do chefe do Executivo - não há mau Governo que um assistencialismo populista não resolva - mas nenhum chegou perto de 79%. A do Datafolha, realizada em 14 de agosto, apontou aumento de 32% para 37%. Os mesmos 37% apareceram na da XP/Ipespe, em 17 de agosto. A maior aprovação foi na pesquisa da PoderData, 52%, e esse também é o instituto que mais errou resultados eleitorais em 2018, além de que o Poder 360 divulga sempre matérias de interesse da família Bolsonaro. 





Nenhum comentário