Sintep/MT transmite on-line análise de conjuntura do Conselho de Representantes

Virtual, com Análise de Conjuntura transmitida pelo facebook do Sintep/MT - Sintep de Luta


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) realiza o 2º Conselho de Representantes em 2020, por meio virtual, nesta sexta e sábado (28 e 29 de agosto), a partir das 8h30. 

Na abertura, a Análise de Conjuntura transmitida pelo facebook do Sintep de Luta, apresentará os palestrantes professor doutor Luiz Carlos de Freitas, da Universidade de Campinas (Unicamp), e o professor pós doutor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), José Menezes Gomes, e o dirigente estadual do Sintep/MT e presidente da CUT-MT, professor Henrique Lopes.

O professor Luiz Carlos de Freitas, professor aposentado da Faculdade de Educação da Unicamp é um profundo estudioso sobre as políticas nacionais de Educação Pública. Coordenador do Blog do Freitas, publica quase que diariamente análises sobre os rumos da Educação Pública do país. Durante o Conselho de Representantes do Sintep/MT, o professor Luiz abordará a política educacional no período da pandemia as perspectivas para o pós- pandemia.  

As medidas federais e estadual e os impactos sobre dívida pública e a Previdência serão os temas da análise de conjuntura do professor doutor José Menezes. O professor Menezes, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso, é profundo conhecedor das políticas estaduais, acompanha desde estudantes da escola pública em Mato Grosso, os dilemas dos profissionais da rede pública. Ao se aventurar para além das fronteiras estaduais, consolidou pesquisas e estudos sobre a economia nacional e as políticas implementadas no país, sendo atualmente coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida – Alagoas. 

Somando aos debates anteriores o professor Henrique Lopes, presidente da CUT e secretário de Redes Municipais do Sintep/MT, tratará sobre a questão da conjuntura estadual aliado aos desafios do município quanto à valorização profissional e salarial dos educadores. O professor Henrique tem realizado várias palestras junto aos educadores das redes municipais e estadual em que faz avaliação dos impactos da Lei do Teto de Gastos e os recursos públicos municipais, o direito ao Piso Profissional Nacional, a importância do Fundeb para a garantia das políticas educacionais no estado e municípios. E, recentemente, aborda o  regime próprio de previdência e a EC 103/2019, do governo federal.

A análise de conjuntura realizada na abertura do Conselho de Representantes faz uma explanação sobre as políticas implementadas no país, estados e municípios e o tipo de impacto que promovem na carreira dos profissionais e na educação pública. “Ela norteia as decisões sobre estratégias da luta dos trabalhadores para o período”, esclarece o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Na sequência, os grupos de trabalho apresentam demandas regionais e, coletivamente, constroem estratégias de ação. O resultado é apresentado na plenária sindical de encerramento, dia 29, e votado, para servir de encaminhamento das lutas. 

Nenhum comentário