Rio Nilo começa a encher barragem na Etiópia, a maior da África

Depois de anos de espera, a Etiópia iniciou a primeira fase de enchimento da Grande Barragem do Renascimento Etíope (DRGE)

Barragem começa a captar água essa semana e espera ser preenchida em algum nível em poucas semanas na primeira fase.

O primeiro-ministro Etíope Abiy Ahmed informou ao parlamento o início do preenchimento da Barragem no Rio Nilo nesta temporada. O estágio primário de enchimento fornecerá um nível de 560 metros acima do nível do mar, juntamente com a “geração inicial de eletricidade”.

Imagens de satélite mostram que a área de captação está sendo preenchida com água. As etapas de enchimento que se seguem terão uma liberação com base nas condições hidrológicas de Abay.

A GERD é um projeto hidrelétrico de 6.000 MW em fase de conclusão no Abay, localizado a cerca de 30 km a montante da fronteira com o Sudão. Será o maior projeto hidrelétrico da África. De propriedade e operada pela Ethiopian Electric Power, a barragem de concreto compactado a rolo com 145 m de altura inundará 1.874 km2 a uma elevação normal da piscina de 640 m e terá uma captação tributária de 172.250 km2. Com um volume de 74 km3 (dos quais 14,8 km3 são de armazenamento morto), o reservatório pode armazenar cerca de 1,6 anos de vazão média do Abay - 48,5 km3 / ano - na estação de medição El Diem, logo abaixo da fronteira no Sudão .


Fundo

O projeto GERD é uma usina hidrelétrica majestosa, nascida nos anos 60, relativa a um plano vasto e perspicaz de explorar o potencial de Abay para fins hidrelétricos e melhorar o gerenciamento desse enorme recurso hídrico.

A barragem de sela de concreto com revestimento de rocha (CFRD) tem 60 m de altura e aproximadamente 5 km de comprimento, com um volume de aterro de 15 milhões de m3. Seu corte composto, composto por rejunte e painéis de diafragma de plástico, foi concebido para atender a dois requisitos diferentes: permeabilidade e controle de erosão.

O sistema de desvio do rio, projetado para descarregar até 14'700 m3 / s, inclui quatro bueiros para descarga durante a estação seca e uma estrutura temporária de vertedouro localizada na parte central da barragem, para cobertura de barragem durante a estação chuvosa.

Um sistema de três vertedouros protege o projeto contra a provável inundação máxima (pico de 30'200 m3 / s e descarga roteada de 18'000 m3 / s): o vertedouro principal de serviço fechado, localizado em uma área de sela; o vertedouro da crista de fluxo livre acima mencionado na seção de transbordamento da barragem principal; o vertedouro de emergência sem portão do canal lateral.

A barragem principal é atravessada por dezesseis condutos (8m de diâmetro), dois dos quais em altitude mais baixa comprometidos com a geração inicial durante a captação do reservatório.

As duas centrais elétricas externas estão localizadas na ponta principal da barragem, à direita e à esquerda do rio, abrigando 10 unidades de turbina Francis e 6 unidades de turbina Francis respectivamente, com 375 MW cada. Os transformadores de elevação, montados no pátio entre a face principal a jusante da barragem e as usinas de força, são conectados por linhas aéreas ao pátio de manobra de 500 kV, localizado na margem direita.

O projeto tornou-se possível à visão e ambição do falecido primeiro-ministro Meles Zenawi, que resolveu realizar o sonho antigo de imperadores passados. Ele decidiu construir a planta diretamente para sua expansão máxima, não em etapas.

Nenhum comentário