Região de MT com 15 municípios tem uma UTI Covid para cada 14 mil pessoas

Região tem 17% dos casos diagnosticados no Mato Grosso e 121 óbitos, cerca de 9,7% do estado


Com uma população estimada em mais 442 mil habitantes, o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, composto por Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah e União do Sul tem uma Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para Covid-19 para atender um grupo de ao menos 14,2 mil pessoas.

O levantamento foi feito com base nas estimativas populacionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano passado, e leva em consideração os dados da secretaria estadual de Saúde sobre leitos pactuados na rede pública, divulgados diariamente nos boletins epidemiológicos.

Mesmo sendo uma das regiões com maior população e maior número de municípios, há apenas 31 leitos públicos, sendo 29 no Hospital Regional de Sinop e dois no Regional de Sorriso. Já as enfermarias totalizam 43 nos dois municípios, isto é uma a cada 10,2 mil habitantes.

Atualmente, das 31 UTIs pactuadas, apenas quatro estão disponíveis, todas na unidade de Sinop, que no momento conta com ocupação de 86,2%, e de 47,83% para as enfermarias. Em Sorriso, a ocupação é de 100% tanto para unidades de terapia, quanto enfermarias.

Além disso, todos os integrantes do consórcio têm, juntos, 5.407 casos confirmados de Coronavírus, o que representa 17% dos 31.717 diagnosticados em Mato Grosso. A região também engloba 121 óbitos, cerca de 9,7% dos 1.235 contabilizados no Estado, até ontem.

Em contrapartida, a região conta com alto índice de recuperados da doença. Atualmente são 2.676, aproximadamente 49,4% do total de confirmações. A taxa é maior que a média estadual, que no último boletim registrava 47,3%.

Conforme Só Notícias já informou, a expectativa é que em menos de 30 dias, mais 10 UTIs estejam instaladas no Hospital Regional de Sinop. Na última sexta-feira, outras nova já entraram em funcionamento.

Já em Nova Mutum, a perspectiva é que até segunda-feira (20) mais 20 leitos também sejam implementadas, em uma parceria entre a iniciativa privada, governo do Estado e prefeitura.




Digoreste News com informações 
e reportagem do Só Notícias



Nenhum comentário